CONCLUSÃO
Chico demite Dr. Daniel e Adriana por confusão ocorrida no HM
Casal foi alvo de sindicância após tumulto que também envolveu o então presidente da Fusame, Douglas Henrique Magalhães Ferreira
Por Rodrigo Alonso
06 de junho de 2022, às 19h03 • Última atualização em 06 de junho de 2022, às 19h04
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/chico-demite-dr-daniel-e-adriana-por-confusao-ocorrida-no-hm-1777992/
O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), decidiu pela demissão dos médicos Daniel Cardoso, vereador pelo PDT, e Adriana Cardoso. Os dois, que são casados, foram alvos de uma sindicância que apurava uma confusão ocorrida em janeiro, dentro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.
A investigação resultou num parecer que sugeria a exoneração do casal, e o relatório foi acatado por Chico, conforme documento divulgado por Adriana nas redes sociais, nesta segunda-feira (6). A prefeitura, porém, comunicou que só vai se manifestar sobre o caso por meios oficiais – o Diário Oficial, no caso.
A confusão que motivou as demissões também envolveu o então presidente da Fusame (Fundação Saúde de Americana), Douglas Henrique Magalhães Ferreira – hoje, ele está na Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário). Há relatos, inclusive, de agressões.
Em depoimento à sindicância, testemunhas afirmaram que, em meio a uma discussão generalizada, Adriana ofendeu e deu tapas no ex-presidente da Fusame.
📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Dr. Daniel teria acusado Douglas de assédio à esposa, e, segundo depoimento, proferido ofensas e dado uma cotovelada no ex-dirigente da fundação.
O estopim para esse tumulto, de acordo com a sindicância, seria o fato de Adriana ter “deixado seu posto de trabalho para ‘visitar’ paciente que era tratado/monitorado por outro colega de trabalho, conforme declarado em seu depoimento”. Durante o entrevero, a médica ligou para o marido para que ele fosse até o local, para defendê-la.
Entre os documentos juntados e analisados pela comissão sindicante, tem um laudo que aponta lesões corporais de natureza leve em Douglas.
Desafetos do governo Chico Sardelli (PV), os médicos acusam a prefeitura de perseguição política, alegação dada por eles no processo administrativo, e também se dizem vítimas de agressões no episódio.
‘Jogados como lixo’
Adriana lamentou a demissão nas redes sociais. “Vinte e dois anos de serviço prestado ao SUS na cidade de Americana, fomos jogados como lixo na rua em uma cidade onde falta médico”, disse a médica, que criticou a postura do prefeito.
“Prefeito Chico Sardelli nos joga na rua como lixo por defender um paciente que estava com câncer jogado, com dor e vomitando sangue”, escreveu.
Dr. Daniel, por sua vez, ainda não se manifestou. À reportagem, ele afirmou que ainda falaria sobre o assunto por meio de nota.