28 de março de 2024 Atualizado 07:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições

Chico afirma que é pré-candidato à Prefeitura de Americana

Confirmação do político do PV sobre disputa ocorre num momento em que lideranças questionam o futuro do partido; Odair Dias está de saída

Por André Rossi

14 de março de 2020, às 08h40 • Última atualização em 14 de março de 2020, às 09h14

O ex-deputado estadual Chico Sardelli (PV) disse ao LIBERAL nesta sexta-feira que é o pré-candidato do partido para prefeito de Americana. A confirmação acontece em um momento no qual importantes lideranças do PV questionavam se a legenda teria candidato próprio nas eleições de outubro.

É o caso do vereador Thiago Martins (PV), que cogita mudar de partido caso não haja candidato majoritário. A preocupação é motivada pelo fim das coligações nas eleições para vereadores.

Foto: Arquivo / O Liberal
Chico confirmou nessa sexta sua intenção em concorrer à prefeitura

“Se o Chico não vier candidato, aí com certeza eu vou estar pensando num outro partido onde tem majoritário. Eu tenho convite para ir para o MDB, para o PRB. Estou no PV e quero que o PV tenha candidato próprio. Caso não tiver, tem 90% de chance de eu trocar de partido”, afirmou Thiago.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Chico Sardelli garante que o partido terá candidato próprio. O fato do atual prefeito Omar Najar (MDB) dizer que é pré-candidato a reeleição e que busca parecer jurídico que lhe dê condições de participar do pleito não muda as pretensões do PV, segundo o político.

“Os advogados que o PV consultou dizem que não pode [Omar concorrer], já foram duas eleições. De qualquer forma é um direito que ele tem, sem problema nenhum. Minha candidatura está mantida. Não tem desconforto nenhum. Somos parceiros, ajudamos ao longo do tempo, cumprimos nosso papel”, explicou Chico.

Enquanto isso, outro importante nome do PV anunciou que está de saída. Afastado do cargo de vereador para comandar a secretaria de Meio Ambiente da prefeitura, Odair Dias confirmou que busca um novo partido para concorrer como prefeito.

“Estou conversando com alguns grupos, mas chegou o momento de eu ter um projeto um pouco diferente. Tenho essa caminhada com o PV, venho há mais de uma década no partido. Saio de bem. Só tenho a agradecer pelo aprendizado, pela trajetória”, disse Odair.

A minirreforma eleitoral de 2017 determinou o fim das coligações partidárias nas eleições para deputados e vereadores. Com isso, os partidos concorrem isoladamente na eleições proporcionais (vereadores). As legendas só podem se unir na eleição majoritária (prefeito).

De acordo com o especialista em direito eleitoral, Alberto Lopes Mendes Rollo, o objetivo da mudança é evitar casos como de Tiririca, que se elegeu deputado estadual em 2010 e “carregou” outros três candidatos do PR.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” aborda a substituição da mão de obra de pessoas mais velhas por outras mais novas na RPT (Região do Polo Têxtil), em 2019. Ouça:

{{1}}

Publicidade