29 de novembro de 2020 Atualizado 20:56

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Internacional

Certificado de Vacina será emitido exclusivamente online em Americana

Demais municípios da região continuam com a emissão presencial, para casos de dúvidas ou dificuldades; veja os passos para emissão online

Por Isabella Holouka

02 fev 2020 às 18:39 • Última atualização 03 fev 2020 às 10:18

A partir de segunda-feira (3), o CIVP (Certificado Internacional de Vacina ou Profilaxia) para viagens para fora do País serão emitidos exclusivamente online para os moradores de Americana. A emissão pela internet foi implantada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em todo o território nacional em janeiro do ano passado.

O CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças, exigido por alguns países para a entrada de viajantes em determinados territórios. Para saber se o país destino exige o certificado, bem como consultar outras recomendações de saúde, é válido o acesso à página do CIVP no Portal da Anvisa. Uma dica é consultar também as recomendações válidas para países onde o voo escolhido fará escalas ou conexões. Trata-se de um documento com validade vitalícia.

A recomendação da Prefeitura de Americana é que a solicitação online seja feita com antecedência de 20 dias à data da viagem, considerando a possibilidade de atrasos ou correções de informações pelo sistema.

Foto: "Banco de Imagens - Vacinação" by Ministério da Saúde is licensed under CC BY-NC-SA 2.0
Para solicitação do documento é importante ter comprovante de vacinação preenchido corretamente

Americana é o único município da RPT (Região do Polo Têxtil) que não vai mais emitir o documento pessoalmente. Embora o serviço de emissão online esteja disponível para todo o território nacional, ele continua a ser oferecido pessoalmente em Santa Bárbara, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia. Especialmente nos casos de dúvidas ou problemas na emissão online, ou quando a solicitação é feita com urgência, é recomendado procurar a Secretaria de Saúde de cada município.

Como tirar o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia) online?

O CIVP é necessário para brasileiros e estrangeiros vacinados no Brasil e que irão viajar para fora do país, incluindo crianças com mais de nove meses de idade. Para realizar este serviços as principais etapas são:

Tomar a dose integral da vacina, gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou em uma clínica privada. É importante guardar o comprovante de vacinação, especialmente no caso da Febre Amarela, já que para a emissão do CIVP é necessário ter em mãos informações como o número do lote e a data da aplicação.

A solicitação online do certificado requer CPF, documento de identidade e comprovante de vacinação preenchido corretamente com informações como data de vacinação, fabricante e lote completo da vacina, assinatura do profissional que realizou a vacinação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina.

O certificado é recebido por e-mail, para impressão em casa. Ele é assinado eletronicamente pela Anvisa e o viajante também deve assiná-lo antes da viagem. Em caso de dúvidas ou dificuldades, é possível contactar a Anvisa pelo telefone 0800-642-9782.

Publicidade