24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Parque

Cercamento do Uga-Uga terá início em julho, diz prefeitura

Administração atribui a lentidão na execução da obra do parque ao atraso na entrega de materiais por parte dos parceiros

Por Valéria Barreira

30 de junho de 2019, às 12h21 • Última atualização em 30 de junho de 2019, às 12h22

O cercamento da área do Parque Natural Uga-Uga, na Avenida Raphael Vitta, terá início em 15 dias. A informação é da Prefeitura, que atribui a lentidão na execução da obra ao atraso na entrega de materiais por parte dos parceiros. O projeto deveria ter sido concluído em fevereiro.

O cercamento da área e a fabricação dos brinquedos do parque serão feitos com madeira doada por uma empresa da cidade e deveria ter chegado no final de dezembro. “Por se tratar de doação, não se pode pressionar a entrega como se estivesse pagando”, informa a Secretaria Municipal do Meio Ambiente em nota.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Parque deveria ter sido concluído em fevereiro

Segundo a pasta, no momento está sendo preparado o espaço para a pista de mountain bike. Três contêineres – – também objetos de doação – que serão utilizados no projeto para abrigar a administração do parque e a base de escoteiros que funcionará no local estão na área aguardando a instalação.

O Uga-Uga está sendo implantado em uma área de 100 mil metros quadrados – tamanho equivalente ao Parque Ecológico. As obras estão sendo feitas de forma a preservar as características naturais do espaço e apenas nos trechos de interesse comum, causando o mínimo de interferência possível no ambiente.

O objetivo, além de criar um espaço de lazer, é preservar a área, alvo de queimadas e usada como descarte irregular de resíduos. O projeto inclui o sistema de videomonitoramento, o que permitirá vigiância permanente sobre o local.

O futuro parque fica numa área de APP (Área de Preservação Permanente). O local possui nascentes, abriga árvores nativas e diversas espécies de aves e pequenos mamíferos. A trilha que cortará a área terá dois quilômetros de extensão e piso em saibro. O Uga-Uga terá também praça de apoio com quiosques e sanitários. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, entre as vantagens do parque também estão a utilização do espaço como opção para educação ambiental, lazer e cultura.

Publicidade