12 de julho de 2024 Atualizado 14:33

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sinal digital

Cerca de 1,4 mil famílias de Americana e região podem ficar sem sinal de TV

Número diz respeito às moradias que ainda não realizaram a troca da antena parabólica para o modelo digital

Por Lucas Ardito*

03 de julho de 2024, às 18h40 • Última atualização em 03 de julho de 2024, às 19h25

Cerca de 1.400 famílias de Americana e demais cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) podem ficar sem sinal de TV até o ano que vem. O número diz respeito aos que ainda não realizaram a troca da antena parabólica para o modelo digital. 

A substituição é necessária porque as antenas parabólicas tradicionais deixarão de funcionar até o ano que vem. No caso de famílias de baixa renda que são beneficiárias de algum programa social do governo federal e estão registradas no CadÚnico, a troca está disponível de forma gratuita. Para isso, basta ter uma parabólica em casa que esteja instalada e funcionando.

Cerca de 1,4 mil famílias de Americana e região podem ficar sem sinal de TV – Foto: Imagem de Rattakarn por Pixabay

Em Americana, cerca de 400 famílias que podem realizar a troca. Em Santa Bárbara e Nova Odessa, o número é de aproximadamente 300, enquanto em Sumaré são 240 famílias e outras 150 em Hortolândia. Na região, a expectativa é de que haja a troca de 2.235 aparelhos ao todo.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Como trocar?

Para solicitar a substituição, os interessados devem entrar em contato com a Siga Antenado. A entidade foi criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para auxiliar no processo de transição das antenas. Os meios são o site da Siga Antenado, assim como o telefone 0800 729 2404.

A entidade ressalta que, apesar de o projeto ter previsão de encerramento apenas no ano que vem, a chegada do sinal 5G, que está nas cidades da região desde junho do ano passado, pode causar interferência no sinal das parabólicas. Isso porque a tecnologia 5G opera na mesma faixa das antenas de televisão. 

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

A lista com todos os municípios onde é possível fazer a troca, as regras para ter acesso ao equipamento, assim como o passo a passo para fazer o pedido também estão disponíveis no site da Siga Antenado.

*Estagiário sob supervisão de Guilherme Magnin.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade