20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Cepagri alerta para chuvas moderadas nesta quinta

Segundo meteorologista do órgão, cidade deve ter chuva moderada entre o fim da tarde e a noite de hoje

Por Leonardo Oliveira

23 de janeiro de 2020, às 13h49 • Última atualização em 23 de janeiro de 2020, às 17h03

Chuvas devem chegar de forma mais consistente a Americana e região no fim da tarde desta quinta-feira. A previsão é do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.

As precipitações devem ocorrer com intensidade moderada e alguns picos mais fortes. A expectativa é de que o volume de chuva acumulado chegue a 45 mm, com variações locais, entre hoje e sexta-feira (24). Apesar disso, as chances de temporais são pequenas.

O período chuvoso deve persistir durante a noite. A manhã desta sexta terá céu nublado e novamente há a possibilidade de chover. “A tendência é de que a nebulosidade reduza progressivamente pela tarde, e as temperaturas subam um pouco mais, mas não devem chegar aos 30°C” destaca o meteorologista do Cepagri, Bruno Kabke Bainy.

Para o final de semana, a tendência é de céu parcialmente nublado a claro e as temperaturas estarão mais elevadas.

Campinas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para previsão de chuvas intensas em Campinas.  São esperadas chuvas entre 80 e 100 milímetros. O órgão prevê riscos de transtornos com enxurradas, quedas de árvores, alagamentos e inundações.

Dicas de segurança

Rodovias e estradas: Se estiver dirigindo, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.

Enxurradas: Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.

Áreas descobertas: Se estiver em locais como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente e procure áreas cobertas e seguras.

Chuvas com raios: Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas.

Trovoadas: Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.

Deslizamentos: Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Publicidade