16 de janeiro de 2021 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Americana

Centro de Treinamento Tático da Gama começa atividades

Área de 22 mil metros quadrados está localizada na Praia dos Namorados

Por Heitor Carvalho

26 nov 2020 às 09:36 • Última atualização 26 nov 2020 às 09:37

A Gama (Guarda Municipal de Americana) entregou, nesta quarta-feira, um CTT (Centro de Treinamento Tático). A área, com mais de 22,5 mil metros quadrados, servirá como local para instruções que exijam um espaço maior às dinâmicas oferecidas aos 314 patrulheiros.

Local conta com estande de tiros – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O espaço, localizado na Praia dos Namorados, servia como um camping municipal, que foi inaugurado em 1982. A área foi concedida à Gama em 2011 e, a partir de 2017, passou por várias reformas nos vestiários, alambrados e muros.

O local ganhou ainda um estande de tiros de 500 metros quadrados, o maior do tipo na região, e que poderá servir guardas municipais de cidades vizinhas, assim como outros tipos de forças policiais.

Na região de Campinas, apenas as guardas de Valinhos, Paulínia e Campinas possuem um estande, mas de menor porte que o construído para a Gama.

As intervenções custaram cerca de R$ 30 mil, pagos com investimentos conjuntos entre o setor público e o privado. Recentemente, a Gama também adquiriu 40 pistolas semiautomáticas e sete carabinas .40.

Além dos estandes e vestiários, o Centro possui um campo gramado e uma sala de aula, que completam o espaço de treinamento, que é considerado multidisciplinar e, portanto, pode ser usado para vários tipos de treinamentos táticos.

“O principal ponto positivo dessa conquista é a autonomia que a Guarda Municipal ganha. E com a entrega da Academia da Guarda Municipal, na sede da autarquia, que deve acontecer em breve, poderemos realizar, nesses dois espaços, qualquer tipo de treinamento sem a necessidade de recorrer a outras instituições ou estandes particulares”, salientou o coordenador da Academia da Gama, Hariel Mikolay.

O comandante da Guarda Municipal, Marcos Guilherme, reitera a importância da autonomia adquirida com o espaço.

“Necessitamos dessa área para os treinamentos de formação continuada. Desde que a Guarda existe, sempre dependemos de outras instituições para a realização das instruções. Agora temos um local bastante amplo, onde podemos realizar todas as modalidades táticas pertinentes a nossa função, como também colaborar com outras instituições”, afirmou.

Publicidade