28 de março de 2024 Atualizado 11:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Cavalo vítima de maus-tratos é resgatado na Praia Azul, em Americana

Gama e a equipe “Cadeia Para Maus Tratos" resgataram animal com fome e desidratado; dono do cavalo estava com dificuldades financeiras

Por Marina Zanaki

26 de fevereiro de 2022, às 16h28

Nas imagens divulgadas, é possível ver que o cavalo está muito magro, com ossos aparentes e sem forças – Foto: Divulgação

Um cavalo vítima de maus-tratos foi resgatado nesta sexta-feira (25) na Praia Azul, em Americana. Em ação conjunta entre a Gama (Guarda Municipal de Americana) e a equipe “Cadeia Para Maus Tratos”, do Deputado Delegado Bruno Lima (PSL), o animal foi encontrado com fome e desidratado. O dono do cavalo estava com dificuldades financeiras.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Gama recebeu uma denúncia de maus-tratos e uma equipe se deslocou para o endereço indicado, na Rua Vicente Sarra. O grupo “Cadeia Para Maus Tratos” foi acionado para oferecer o suporte necessário para o animal.

Chegando ao local, a situação de maus-tratos foi constatada. O animal estava caído ao solo e muito debilitado. Nas imagens divulgadas, é possível ver que ele está muito magro, com ossos aparentes e sem forças. As equipes da Gama, do “Cadeia Para Maus Tratos” e voluntários alimentaram e hidrataram o cavalo.

https://liberal.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Cavalo-desidratado-recebe-soro-após-ser-resgatado__Divulgação.mp4

O tutor do animal foi abordado, e a guarda constatou que ele estava com dificuldades para manter sua própria sobrevivência. Por conta disso, ele foi apenas orientado.

De acordo com a protetora Roberta Dias, o caso foi registrado e ele vai responder por maus tratos, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão. Contudo, ela apontou que a Lei 9605 é específica para cães e gato, e não enquadra outros animais.

“Dificuldades financeiras todo mundo tem. O responsável usou do animal em carroça até onde pôde, e agora alega não ter condições financeiras, o que para a gente é inaceitável. Ele não tinha condições de levar o animal em qualquer local com grama para que ele pudesse se alimentar ao menos com o básico? Inadmissível”, criticou Roberta.

“Se não tivéssemos achado, teria morrido por desidratação e inanição”, afirmou veterinária – Foto:

VETERINÁRIA
A veterinária Priscila Sarti, que acompanhou o resgate, encontrou o cavalo com batimentos cardíacos muito baixos, respiração alterada e olhos praticamente sem movimentos.

“Se não tivéssemos achado, teria morrido por desidratação e inanição, não ia aguentar passar de ontem (sexta-feira). Ele está só pele e osso, para ter chegado nesse estado corporal não foi de um dia para o outro, foram meses de abandono”, avalia a profissional.

A veterinária aplicou fluidoterapia, vitaminas, analgésicos e anti-inflamatórios. Como ficou muito tempo deitado, a pele roçou no chão e nos ossos, provocando muitas feridas pelo corpo. O cavalo também apresentava dificuldade de mastigar os alimentos, e foi necessário molhar a ração e oferecer maçãs para facilitar a deglutição. A veterinária calcula que ele tenha comido dois quilos da fruta.

Cavalo está sob os cuidados da ONG Animais Têm Voz e aguarda adoção – Foto:

ADOÇÃO
O cavalo está sob os cuidados da ONG (Organização Não-Governamental) Animais Têm Voz no terreno de uma pessoa que o socorreu, já que ainda está sem forças para subir em um veículo para ser transportado.

A entidade faz um apelo para que possam adotá-lo. “Damos todo o suporte necessário até sua completa recuperação”, disse Roberta, que também faz parte da ONG. O contato é (19) 99286.4517.

Publicidade