Capivara solitária é vista em córrego da Av. Brasil

Manejo do animal para outro local só é possível com autorização do Departamento de Fauna do Governo do Estado de São Paulo


Algumas pessoas que arriscam pescar no Córrego do Parque, no trecho final da Avenida Brasil, em Americana, não estão mais sozinhos. Uma moradora polêmica está vivendo no local, para surpresa de quem passa por ali. Olhares atentos já identificaram. Trata-se de uma capivara solitária, que passa os dias em meio à vegetação às margens do córrego.

Como chegou ali, não se sabe. Mas sua presença já é motivo de preocupação, visto que a espécie foi elevada à categoria de protagonista entre os mamíferos em função dos casos de febre maculosa confirmados no município. Ela é a principal hospedeira do carrapato estrela, transmissor da doença.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Animal passa os dias em meio à vegetação às margens do córrego

O cartão postal de Americana é o segundo dentro da área urbana a contar com a espécie. Na avenida Bandeirantes, no trecho entre a Gama (Guarda Municipal de Americana) e o Condomínio Residencial Guaicurus, é comum motoristas e pedestres flagrarem o animal, geralmente em bandos, passeando em meio à vegetação.

A prefeitura informou que estuda junto ao DeFau (Departamento de Fauna) do Governo do Estado de São Paulo uma solução conjunta para a presença do animal em pontos do município. Em nota, a administração municipal informa que apenas com autorização desse órgão é possível fazer o manejo da espécie.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!