19 de abril de 2024 Atualizado 16:57

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Outubro Rosa

Campanha Mulheres de Peito realiza mais de 2 mil exames em Americana

Carreta realizou exames de mamografia, papanicolau e diabetes, entre outros, de 5 a 16 de outubro

Por Maria Eduarda Gazzetta

19 de outubro de 2021, às 17h51 • Última atualização em 20 de outubro de 2021, às 08h58

Mais de 2 mil procedimentos foram realizados em mulheres com idade entre 35 e 70 anos na carreta de mamografia que ficou estacionada na Praça Comendador Muller, no Centro de Americana, desde o dia 5 de outubro até o último sábado (16). Os exames foram viabilizados por meio da Campanha Estadual Mulheres de Peito.

De acordo com a coordenação da campanha, passaram, em média, 50 mulheres pelo local em cada dia das atividades. Foram realizadas 447 mamografias, 463 exames de papanicolau, 560 exames de diabetes, 583 aferições de pressão arterial e 55 procedimentos de auriculoterapia em mulheres de Americana e de outros municípios da região, como Santa Bárbara d’Oeste.

Carreta realizou mais de 2 mil procedimentos – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

Após a realização dos procedimentos, as mulheres foram conscientizadas pela equipe da carreta sobre a importância dos exames e a periodicidade em que eles devem ser realizados, além dos possíveis resultados.

A diretora de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Americana, Simone Maciel, explicou que os resultados serão digitalizados pelo Estado.

“Acredito que em 15 dias nos avisam sobre os resultados no sistema. Desta forma, filtramos aqueles que terão alguma alteração e faremos uma busca ativa dessas mulheres. A partir disso, vamos verificar se precisam realizar mais procedimentos ou se já podem ser encaminhadas ao tratamento”, disse Simone.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Além dos exames, foram oferecidas outras ações, como limpeza e ajuste de óculos, esmaltação de unhas, corte de cabelo e maquiagem. A campanha disponibilizou seis cabeleireiras, seis manicures e cinco maquiadoras, além de duas massagistas.

Publicidade