20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Câmara aprova projeto para divulgação diária de vacinados em Americana

Foram 17 votos favoráveis e um contrário; tema ainda terá de ser votado em segunda discussão na próxima semana

Por André Rossi

28 de janeiro de 2021, às 17h08 • Última atualização em 29 de janeiro de 2021, às 16h22

De autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos), o projeto entrou na pauta em regime de urgência - Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

A Câmara de Americana aprovou nesta quinta-feira (28), em primeira discussão, o projeto de lei que obriga a divulgação da lista de vacinados contra o novo coronavírus (Covid-19). Foram 17 votos favoráveis e um contrário.

De autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos), o projeto entrou na pauta em regime de urgência. O tema ainda terá de ser votado em segunda discussão na próxima semana.

Gualter justificou a necessidade da lista para dar transparência e evitar casos de “fura-fila”.

“É muito importante essa transparência não só para dar tranquilidade ao munícipe americanense, mas também para mostrar que o Executivo está fazendo o trabalho dele corretamente. E que Americana está na frente dos outros municípios. A gente tem que dar exemplo para os outros municípios”, afirmou Gualter.

Líder de governo, o vereador Thiago Brochi (PSDB) elogiou a inciativa do colega, mas ressaltou que foram necessárias algumas alterações para viabilizar o projeto.

Originalmente, havia a obrigatoriedade de divulgação do CPF do vacinado e de que a lista fosse atualizada diariamente até às 19 horas. Por isso, antes da sessão, Gualter apresentou duas emendas modificativas.

Uma delas foi para ocultar os seis primeiros números do CPF com um asterisco. Já a segunda determinou que a lista seja atualizada a cada 48 horas no site da prefeitura.

Além do nome completo, terá de ser divulgada a data de vacinação, de qual grupo prioritário a pessoa é, local de trabalho, cargo e função que ocupa.

O único vereador que votou contra o projeto foi Silvio Dourado (PL) por entender que a lista expõe a “intimidade” da pessoa.

“Intimidade é expor o prontuário médico da pessoa”, rebateu Gualter.

O autor do projeto acredita que, após a aprovação em segunda votação, o projeto será sancionado pelo prefeito Chico Sardelli (PV). Na semana passada, quando o texto foi protocolado, a prefeitura disse que, caso fosse aprovado, iria “submetê-la ao crivo jurídico e técnico para saber da sua viabilidade”.

“A gente vê que o Executivo tem o interesse em sancionar a lei, em publicar os vacinados. Não tem por que não publicar. Quem faz a coisa certa não tem que ter medo de publicar. Só teria medo de publicar aquele que tem coisa para esconder, e a gente percebe que não é o caso da administração Chico Sardelli”, disse Gualter.

Publicidade