22 de outubro de 2021 Atualizado 19:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Clima

Calor chega 38,5ºC nesta segunda-feira e bate recorde do ano em Americana

Primavera começa nesta quarta com uma redução na temperatura, que depois voltará a subir; estação deve ser marcada por chuvas

Por Rodrigo Alonso

20 set 2021 às 20:05 • Última atualização 20 set 2021 às 20:17

Americana teve seu momento mais quente do ano nesta segunda-feira (20), com a máxima de 38,5º registrada pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) às 16 horas. No entanto, o calor dará uma trégua nesta quarta-feira (22), primeiro dia da primavera.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), inclusive, a “estação das flores” deverá ser marcada por chuvas na região.

Temperatura bateu recorde em Americana nesta segunda-feira – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Nesta terça (21), o calor prevalecerá, mas o tempo começará a mudar na parte da tarde, em decorrência da passagem de uma frente fria pelo litoral. O Cepagri aponta para a possibilidade de chuvas durante o dia.

Até a noite de quinta (23), os ventos manterão velocidade sustentada de aproximadamente 35 km/h. Porém, também há a possibilidade de rajadas ocasionais superiores a 70 km/h, que podem danificar estruturas fragilizadas.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A tendência para quarta é de céu parcialmente nublado a nublado, com direito a redução nas temperaturas, que devem ficar entre 15 e 24ºC na região. Não se descarta a possibilidade de chuvas isoladas.

A partir de quinta, o calor retomará a intensidade, mas talvez não atinja o mesmo nível de atualmente. “A temperatura voltarão a ficar altas novamente, com 34, 35ºC”, afirmou Ana Ávila, pesquisadora do Cepagri.

O LIBERAL no seu e-mail: se inscreva na nossa newsletter

Mesmo assim, deve chover no fim de semana. Ana apontou que existe expectativa de mais chuvas ao longo da primavera.

A pesquisadora também apontou que o calor registrado nestes últimos tempos está dentro da normalidade. Até esta segunda, o dia mais quente de 2021 tinha sido a quarta passada, com máxima de 37,6ºC, de acordo com o Ciiagro.

“É comum, nesta época do ano, a gente ter dias com temperaturas mais altas, tipo 37, 38ºC. É diferente do verão. No verão, tem chuva, tem nebulosidade. Embora, em média, a temperatura no verão seja mais alta, os dias mais quentes, com 37, 38ºC, só ocorrem no verão se a gente tem um período de estiagem”, comentou.

Publicidade