28 de março de 2024 Atualizado 09:28

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Clima

Calor chega 38,5ºC nesta segunda-feira e bate recorde do ano em Americana

Primavera começa nesta quarta com uma redução na temperatura, que depois voltará a subir; estação deve ser marcada por chuvas

Por Rodrigo Alonso

20 de setembro de 2021, às 20h05 • Última atualização em 20 de setembro de 2021, às 20h17

Americana teve seu momento mais quente do ano nesta segunda-feira (20), com a máxima de 38,5º registrada pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) às 16 horas. No entanto, o calor dará uma trégua nesta quarta-feira (22), primeiro dia da primavera.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), inclusive, a “estação das flores” deverá ser marcada por chuvas na região.

Temperatura bateu recorde em Americana nesta segunda-feira – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Nesta terça (21), o calor prevalecerá, mas o tempo começará a mudar na parte da tarde, em decorrência da passagem de uma frente fria pelo litoral. O Cepagri aponta para a possibilidade de chuvas durante o dia.

Até a noite de quinta (23), os ventos manterão velocidade sustentada de aproximadamente 35 km/h. Porém, também há a possibilidade de rajadas ocasionais superiores a 70 km/h, que podem danificar estruturas fragilizadas.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A tendência para quarta é de céu parcialmente nublado a nublado, com direito a redução nas temperaturas, que devem ficar entre 15 e 24ºC na região. Não se descarta a possibilidade de chuvas isoladas.

A partir de quinta, o calor retomará a intensidade, mas talvez não atinja o mesmo nível de atualmente. “A temperatura voltarão a ficar altas novamente, com 34, 35ºC”, afirmou Ana Ávila, pesquisadora do Cepagri.

Mesmo assim, deve chover no fim de semana. Ana apontou que existe expectativa de mais chuvas ao longo da primavera.

A pesquisadora também apontou que o calor registrado nestes últimos tempos está dentro da normalidade. Até esta segunda, o dia mais quente de 2021 tinha sido a quarta passada, com máxima de 37,6ºC, de acordo com o Ciiagro.

“É comum, nesta época do ano, a gente ter dias com temperaturas mais altas, tipo 37, 38ºC. É diferente do verão. No verão, tem chuva, tem nebulosidade. Embora, em média, a temperatura no verão seja mais alta, os dias mais quentes, com 37, 38ºC, só ocorrem no verão se a gente tem um período de estiagem”, comentou.

Publicidade