20 de abril de 2024 Atualizado 10:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

NEGOCIAÇÃO

Cade aprova venda do São Lucas ao grupo Notre Dame

Órgão considerou que negociação de empresa de Americana com grupo sediado em São Paulo não tem restrições; aval ainda depende da ANS

Por João Colosalle

20 de novembro de 2019, às 23h42 • Última atualização em 21 de novembro de 2019, às 18h21

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou na tarde desta quarta-feira (20) a venda do Grupo São Lucas Saúde, de Americana, para a Notre Dame Intermédica, com sede em São Paulo.

O acordo entre as duas empresas, que operam planos de saúde, já havia sido anunciado no início de outubro. A negociação foi avaliada em R$ 312 milhões e, para ser concluída, ainda depende de aval da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Uma das atribuições do Cade é justamente identificar se a fusão de empresas em um mesmo setor de mercado pode ser um risco para a livre concorrência. Em parecer juntado ao processo da venda na tarde desta quarta, o superintendente do órgão, Alexandre Cordeiro Macedo, aprovou a negociação sem restrições.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

Ele ressaltou que a Intermédica tem apenas 596 beneficiários em Americana, o que equivale a 0,49% de participação no mercado de planos de saúde. Com isso, seria “pouco provável” que a compra do Grupo São Lucas pudesse promover um “fechamento de mercado aos hospitais”.

Foto: Arquivo / O Liberal
Hospital São Lucas, na Avenida Brasil, em Americana

“Destaca-se que o pouco acréscimo de beneficiários ao Grupo São Lucas (detidos pela Intermédica) pouco poderia afetar a capacidade para tal player fechar o mercado de planos para hospitais, assim como para o Hospital São Lucas fechar o mercado de hospitais para planos de saúde de terceiros”, concluiu o superintendente.

O São Lucas conta com 90 mil beneficiários e detém o controle de outras duas entidades: a São Lucas Serviços Médicos, que oferece atendimento em três centros clínicos, e a Clínica São Lucas, que opera o hospital localizado na Avenida Brasil, em Americana. Em 2018, o faturamento líquido do grupo foi de R$ 229 milhões.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Em comunicado divulgado na época do anúncio, o diretor-presidente do São Lucas, o médico Rodney Sillmann, afirmou que a incorporação permitirá ao grupo “manter o crescimento e ampliação dos serviços entregues com implantações de novas tecnologias, alta complexidade, novos produtos e um hospital cada dia melhor”.

Em entrevista ao LIBERAL, Sillmann garantiu que todos os convênios serão mantidos e adiantou que a incorporação viabilizará a construção de um pronto-socorro infantil anexo ao hospital e dois novos prontos-socorros em Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Presidente da São Lucas Saúde diz que venda vai permitir ampliar serviços e estrutura do grupo

A Intermédica, que existe desde 1968, tem unidades, além da capital, em Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Santos e Rio de Janeiro (RJ). São 4,9 milhões de beneficiários com atendimento em 21 hospitais, 20 prontos-socorros autônomos, 10 unidades de medicina preventiva e 75 centros clínicos.

Publicidade