Professora pendura mensagens de Natal em árvore no São Domingos

É passar, pegar e levar: mensagens em pinheiro na Rua Amálio Lulu Benencase, em Americana, inspiram o fim de mais um ano


Frases inspiradoras, escritas em pequenas tiras de papel, enfeitam uma árvore de Natal na Rua Amálio Lulu Benencase, no São Domingos, em Americana. Elas foram colocadas entre as folhas do pinheiro para serem levadas por qualquer pessoa que passar por ali e se sentir motivada a recolher uma mensagem.

A ideia partiu da professora Sergiana Aparecida Poliselli. Desde que ela e Lauro Augustonelli se mudaram para o imóvel e plantaram o pinheiro na calçada, o enfeitam todos os natais. O casal lembra que isso foi há 10 anos e a árvore tinha menos de um metro de altura.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Sergiana e o marido tornam a colocação das frases no pinheiro uma tradição

Há cinco anos, as bolas e outros enfeites tradicionais da época passaram a dividir espaço com as mensagens. Elas são de vários autores. Tem de Clarice Lispector ao filósofo Daisaku Ikeda.

Hoje, o pinheiro alcança altura de quatro metros e enfeitá-lo exige mais esforço, mas o casal não desanima. “Enquanto conseguirmos, iremos enfeitá-lo”, diz a professora.

A iniciativa de fugir do óbvio e colocar mensagens na árvore (elas são plastificadas para evitar que o papel seja danificado pela chuva) surgiu a partir do desejo da professora em contribuir, de alguma forma, para uma mudança positiva na vida das pessoas.

“Às vezes a gente quer dizer algo para uma pessoa, mas ela não está receptiva a ouvir. Mas se ela lê uma mensagem, acaba refletindo sobre o que está escrito. Então, se passa por aqui e recolhe uma frase da árvore de alguma forma o acaso pode estar colocando na mão dela a mensagem providencial para aquele momento”, diz Sergiana.

A professora acredita no poder das palavras como elemento transformador.

“Acredito que uma mensagem pode despertar algo bom dentro das pessoas. Algo que as motive a melhorar uma atitude, um pensamento, um comportamento, uma relação e ir atrás do que acreditam. Fé pra mim é isso. Acreditar que tudo é possível. A vida nos apresenta desafios fortes, mas você tem que ter coragem e determinação e acreditar que é possível”.

Na opinião de Sergiana, o Natal é o momento ideal para disseminar bons pensamentos e inspirações. “Nesta época, as pessoas estão mais receptivas e as mensagens também irão ajudá-las a refletir sobre o que fizeram ou não fizeram ao longo do ano e o que podem fazer para melhorar. Todo problema está com a gente, mas toda solução também. Somos causa e efeito”.

Foto:
Árvore no São Domingos foi enfeitada com frases inspiradoras

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

A árvore foi enfeitada no dia 30 de novembro. Entre laços vermelhos e pombinhas brancas em EVA, foram colocadas cerca de 100 mensagens. Todas foram levadas. Na quarta-feira da semana passada, foram colocadas mais 90 e a expectativa do casal é que até o Natal tenham que colocar mais uma remessa.

Se você conhece uma boa história que todo mundo merece saber, conte para a gente! Ela pode virar uma reportagem no LIBERAL. Escreva para redacao@liberal.com.br ou envie mensagem para o WhatsApp do LIBERAL, no (19) 99271-2364, clicando aqui.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora