04 de julho de 2020 Atualizado 15:46

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Americana

Barramento do Rio Piracicaba está 95% pronto, segundo o DAE

Obra tem previsão de conclusão em julho deste ano e visa garantir o abastecimento em Americana mesmo em épocas de escassez

Por Isabella Holouka

24 Maio 2020 às 16:55 • Última atualização 24 Maio 2020 às 17:25

As obras de construção do barramento do Rio Piracicaba chegaram a 95%, segundo informou o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana nesta semana. A previsão de conclusão do serviço é em julho deste ano.

O investimento de R$ 2.338.973,22 deve garantir o abastecimento do município mesmo em épocas de estiagem, segundo a autarquia.

Obra é realizada na unidade de captação de Americana, na divisa com o município de Limeira – Foto: DAE – Suzy Coutinho

De acordo com a Diretoria de Planejamento e Meio Ambiente, foi projetada uma barragem definitiva, seguindo todas as normas de construção vigentes, que garantirá o nível necessário e a segurança no processo de captação de água, mesmo nas épocas de estiagem.

“O principal objetivo é garantirmos um abastecimento efetivo em situações de escassez”, afirmou o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

A estrutura certifica a cota mínima necessária para o funcionamento das bombas no ponto de captação, com elevação mínima de um metro em época de estiagem. No ponto da barragem, a elevação em vazão média será de 44 centímetros acima das condições atuais.

O barramento está sendo executado abaixo da unidade de captação de Americana, na divisa com o município de Limeira, próximo à empresa Suzano.

Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.