16 de abril de 2024 Atualizado 09:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Banco de Sangue do Hospital Municipal apela por doações

Órgão disse que precisa, com urgência, dos tipos A e O, tanto negativo quanto positivo

Por

17 de maio de 2021, às 15h56

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, fez um apelo por doações. O órgão divulgou que precisa, com urgência, dos tipos O positivo, O negativo, A positivo e A negativo.

No final de abril, o Banco já havia feito um apelo por doações. A prefeitura disse nesta segunda-feira (17) que os estoques encontram-se bem abaixo do considerado como satisfatório.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Para evitar aglomerações, a doação está sendo feita por meio de agendamento no aplicativo Sangue Amigo, que pode ser baixado no celular pelo sistema operacional iOS ou Android.

Caso o doador tenha dificuldade em realizar esse agendamento, ele pode ligar no Banco de Sangue, no telefone 3468-1739, para que os profissionais marquem o horário de atendimento.

A prefeitura lembrou que o doador deve comparecer ao local utilizando máscara e sem acompanhante. Além disso, destacou que a entrada do Banco de Sangue é separada do restante do hospital. Portanto, o doador não tem contato com outros pacientes.

Requisitos para doação:

  • Não estar em jejum;
  • Estar bem de saúde;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
  • Não fumar duas horas antes;
  • Pesar mais que 50 kg;
  • Idade entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos deve vir junto do responsável legal);
  • Repouso mínimo de seis horas na noite anterior da doação;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Trazer documento com foto.

O Banco de Sangue do Hospital Municipal fica na Avenida da Saúde, nº 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Vacinação é impedimento temporário
Quem recebeu uma dose da CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac e do Instituto Butantan, deve aguardar 48 horas para doar. Esse também é o prazo para quem se vacinou contra a gripe.

Já a vacina de Oxford/AstraZeneca, que protege contra o coronavírus, demanda uma espera de sete dias para doação de sangue.

Quem se contaminou com a Covid-19 precisa esperar 30 dias para doar. Já se houve contato com alguém que testou positivo, é necessário esperar 15 dias para ver se não desenvolverá a doença. Pessoas com sintomas de gripe ou resfriado também devem aguardar para fazer a doação.

Publicidade