22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Banco de Sangue do HM apela por doações com urgência

Para cumprir as normas de higiene e segurança, doador deve agendar horário com antecedência

Por Redação

30 de outubro de 2020, às 17h27

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, apela por doações de todos os tipos sanguíneos, em especial para o tipo O positivo, que está com estoque consideravelmente baixo.

As doações precisam ser agendadas pelo telefone 3468-1739 ou por meio do aplicativo “Sangue Amigo”, disponível nos sistemas iOS e Android. O banco de sangue está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

No momento da doação, é necessário levar um documento original com foto – Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana

Para manter a segurança e higienização em virtude da pandemia de Covid-19, o HM pede o comparecimento dos doadores horários agendados. Caso seja preciso cancelar o agendamento, o setor pede para que o interessado ligue com antecedência. Assim, é possível oferecer o horário a outros doadores.

No momento da doação, é necessário levar um documento original com foto. Para quem faz uso de algum medicamento, o HM pede para que o doador ligue informando o setor responsável.

A urgência por bolsas de sangue se deve à pandemia do novo coronavírus, já que houve diminuição na frequência de doadores.

Requisitos
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 65 anos, pesar mais que 50 kg e estar saudável. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

O doador não poderá ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem a doação e não poderá ter fumado duas horas antes da coleta de sangue.

O interessado também não poderá ter passado por cirurgias nos últimos meses. Em casos de uso de piercing ou tatuagem, é preciso aguardar 12 meses a partir da data dos procedimentos.

Publicidade