21 de abril de 2021 Atualizado 10:25

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Banco de Sangue de Americana necessita dos tipos O positivo e negativo

Os estoques desses tipos sanguíneos estão zerados no Hospital Municipal

Por Natália Velosa

19 jan 2021 às 11:11

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está precisando com urgência doação de sangue dos tipos O negativo e positivo. Os estoques desses tipos sanguíneos estão zerados.

Diante da urgência da situação, o doador do tipo O pode comparecer ao local sem agendamento. A doação pode ser realizada as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h.

Para os outros tipos sanguíneos, o hospital está agendando a coleta através do telefone (19) 3468-1739 ou por meio do aplicativo Sangue Amigo, para evitar aglomerações e garantir a doação. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.

No momento da doação, é preciso levar um documento original com foto. O banco de sangue está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Americana.

Condições
Para ser um doador, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais que 50 kg e estar em plena condição de saúde.

Para recolher o sangue não é preciso estar em jejum, porém o doador não poderá ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação. O doador também não poderá ter fumado duas horas antes ou ter passado por cirurgias nos últimos meses.

Caso o doador tenha sido submetido a uma tatuagem ou aplicação de piercing, deverá aguardar por 12 meses, a contar da data do procedimento. Para quem faz uso de algum medicamento, é fundamental ligar antes e informar o setor.

Coronavírus
Com o início da vacinação contra o coronavírus, a Fundação Pró-Sangue pede que a população procure doar sangue antes de se vacinar. Como toda imunização, há um tempo de inaptidão para quem quiser doar sangue. No caso da Coronavac, quem se vacinar deve aguardar 48 horas para doar sangue, por ser vacina de vírus inativado.

Publicidade