23 de abril de 2024 Atualizado 16:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mananciais

Banco de Áreas visa acelerar ações ecológicas em mananciais

Agência das Bacias PCJ cria cadastro voluntário de áreas disponíveis em propriedades rurais visando restauração de mananciais

Por Valéria Barreira

22 de junho de 2019, às 10h06 • Última atualização em 22 de junho de 2019, às 10h13

O Banco de Áreas, anunciado este mês pela Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), visa acelerar as ações de restauração de áreas de mananciais, principalmente os voltados ao abastecimento público. A consulta às áreas disponíveis para reflorestamento pode ser feita através do site da agência.

“É uma ação direcionada à proteção, conservação e recuperação dos mananciais, com foco para a segurança hídrica”, afirma a diretora técnica da agência, Patrícia Burafaldi. Segundo ela, o banco também é uma ferramenta que auxiliará no planejamento e na transparência da aplicação de recursos financeiros nessa área ambiental.

Foto: Divulgação
Lançamento do Banco de Áreas da agência

O Banco de Áreas consiste no cadastro de áreas disponíveis em propriedades rurais, localizadas nas Bacias PCJ, visando restauração ecológica. O cadastramento é voluntário e pode ser realizado a qualquer momento pelo usuário, que pode ser um proprietário, prefeitura ou outra instituição de interesse. Não há tamanho mínimo para as áreas.

A área disponível, uma vez cadastrada no Banco de Áreas, irá compor um conjunto de áreas aptas a serem adotadas por interessados como medida compensatória para cumprimento de obrigação ambiental ou como ação voluntária de responsabilidade social.

A Assessoria Ambiental da Agência das Bacias, coordenadora do projeto, irá gerenciar os cadastros e promover, conforme disponibilidade dos mesmos, a aproximação entre as partes interessadas visando a execução das ações de restauro. Para cadastrar, é preciso acessar https://mapas.agenciapcj.org.br/cadastro.

A criação do banco é uma iniciativa inédita no contexto dos Comitês PCJ. O Programa Nascentes da SIMA-SP (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) tem o mesmo objetivo, mas para o universo estadual. A ideia é que os bancos de dados de ambas as ferramentas estejam integrados.

Publicidade