29 de março de 2024 Atualizado 12:37

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Avião que saiu de Americana com drogas faz pouso forçado em Elias Fausto

Mulher que estava dentro da aeronave confirmou que ele saiu de Americana e que o piloto tinha fugido; droga apreendida foi avaliada em R$ 1 milhão

Por Débora de Souza

17 de novembro de 2019, às 18h20 • Última atualização em 18 de novembro de 2019, às 18h22

Foto: Polícia Militar - Divulgação
Aeronave teria saído do Aeroporto Municipal de Americana com destino não revelado

Um avião de pequeno porte, carregado com cerca de 30 quilos de pasta base de cocaína, fez um pouso forçado na área rural de Elias Fausto, no início da tarde deste domingo (17). O avião teria partido do Aeroporto Municipal de Americana “Augusto de Oliveira Salvação”, no entanto, o destino da carga não foi revelado. Uma mulher foi presa e um homem está foragido.

Foto: Divulgação_ Polícia Militar de Elias Fausto
Avião com 30 quilos de droga saiu de Americana, uma mulher foi presa

A denúncia de uma suposta queda de um avião na área chegou à Guarda Municipal de Elias Fausto por volta do meio dia. No local indicado, localizaram a aeronave e uma mulher em seu interior. Ela estava consciente e não apresentava ferimentos.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

A mulher, de 46 anos, é natural da cidade de São Roque e possui brevê de piloto. Segundo ela, o avião era pilotado por um homem que fugiu do local antes da chegada dos guardas.

No interior do avião havia 30 barras de pasta de cocaína (usada como base para fabricação da droga), pesando aproximadamente um quilo cada uma. A carga foi pré-avaliada em R$ 1 milhão.

Segundo peritos técnicos, o avião sofreu uma pane seca e teria forçado um pouso de emergência.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Sete equipes da Polícia Militar foram acionadas para a escolta da droga até o plantão policial de Piracicaba, onde foi apresentada a ocorrência. O helicóptero Águia da PM sobrevoou a área em que estava o avião, mas nenhum suspeito foi localizado.

A mulher foi presa em flagrante por envolvimento com o tráfico de drogas e passará por audiência de custódia, na manhã desta segunda-feira, sendo posteriormente encaminhada à Penitenciária Feminina de Campinas. O envolvimento de uma segunda pessoa no transporte da carga será investida pela Polícia Civil.

Foto: Divulgação - Guarda Municipal de Elias Fausto
Sete equipes da Polícia Militar foram acionadas para a escolta da droga

Rota do tráfico

Não é primeira vez que o nome da cidade de Americana aparece relacionada ao tráfico de drogas com aviões de pequeno porte. Em outubro deste ano, o LIBERAL publicou um balanço das apreensões realizadas pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana que havia tirado de circulação, no dia 8 daquele mês, três aviões utilizados no tráfico internacional de cocaína na cidade de Birigui (SP); outra aeronave já havia sido apreendida em setembro, no município de Sorocaba.

As apreensões foram frutos de uma investigação da Dise, iniciada no final de 2017 a partir de uma denúncia anônima sobre a movimentação suspeita de dinheiro no aeroporto municipal Augusto de Oliveira Salvação, em Americana. As aeronaves apreendidas faziam viagens para países como Equador, Colômbia e Venezuela.

Publicidade