16 de abril de 2024 Atualizado 17:32

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Avenida Nicolau João Abdalla é parcialmente liberada ao trânsito

Tráfego está liberando no sentido Zanaga-Centro; obra deve ser concluída em 10 dias

Por Heitor Carvalho

02 de fevereiro de 2021, às 07h42

Nesta segunda-feira os veículos já puderam transitar pela avenida - Foto: Ernesto Rodrigues - O Liberal

A Prefeitura de Americana liberou parcialmente o tráfego de veículos no trecho em obras da Avenida Nicolau João Abdalla, na Vila Bertini, durante a manhã desta segunda-feira (1).

O prefeito Chico Sardelli esteve acompanhado do vice, Odir Demarchi, e pelo secretário adjunto da Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário), Pedro Peol, durante uma vistoria realizada por volta das 10h.

Foi liberada a pista para quem sai do bairro Antônio Zanaga com sentido ao Centro. A pista contrária, em direção ao Zanaga e à Anhanguera, ainda deve permanecer impedida ao trânsito pelos próximos dias para o término das obras de canalização de águas pluviais.

“Ainda precisamos terminar o restante da canalização para que, aí sim, possamos deixar ela concluída e acabar com o transtorno no Jaguari, Nova Carioba, São Manoel e Cariobinha para as pessoas que moram ou têm comércios ali. Isso deve acontecer em uma semana ou dez dias, no máximo”, afirmou Peol.

As obras tiveram início em 15 de setembro do ano passado e o prazo inicial era de que estivessem concluídas depois de 45 dias, o que não ocorreu e gerou muitas reclamações de moradores da região por conta do aumento de fluxo de veículos pesados pelas ruas dos bairros adjacentes.

Entre os motivos apontados para o atraso está a descoberta de minas de água no solo do local onde a obra está sendo realizada, além das fortes chuvas dos últimos meses e uma necessidade de material de construção além do que foi previsto inicialmente.

“O fator chuva foi o principal (motivo de atraso). Tivemos pontos de alagamento na cidade e em toda a região. E também a questão da necessidade de mais material, mas a empresa Suzano foi solícita e soube entender a nossa necessidade. Agora só falta a parte de sinalização”, concluiu Peol.

O vice-prefeito Odir Demarchi também comentou o atraso nas obras. “A gente não esperava, quando começou a fazer o asfalto novo, que fossemos encontrar tanta mina de água que tem aqui embaixo. Então foi feita toda a escavazação do terreno e pedras para drenagem, o que aumentou o consumo de material”, afirmou.

Para o alargamento da avenida estão sendo executados 6,3 mil metros quadrados de pavimento, numa extensão de 600 metros. O trecho compreendido vai da Rua Lírio Correa até a Rua José Nicoleti, na região do Parque Nova Carioba.

Para executar as obras de asfaltamento e drenagem, a prefeitura contratou a empresa FFL Sinalização, Comércio e Serviço, enquanto todo o material de construção foi doado pela empresa Suzano.

O condutor que estiver no sentido Centro-bairro ainda tem que desviar pela rotatória da Rua Carioba com a Avenida Europa e seguir pela Avenida do Compositor, Rua Tom Jobim, Avenida da Música e Rua José Nicoletti, até chegar à Nicolau João Abdalla.

Publicidade