22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Avenida Europa voltará a contar com fiscalização por radares

Escolha da via se deu por conta de “abusos”, segundo prefeito de Americana, Omar Najar; foram 13 acidentes e uma morte na avenida no ano passado

Por André Rossi

11 de fevereiro de 2020, às 10h43 • Última atualização em 11 de fevereiro de 2020, às 16h20

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), afirmou nesta segunda-feira que autorizou a implantação de radares de trânsito na Avenida Europa, no Jardim São Domingos. A prefeitura discute com a empresa Mobit, fornecedora dos equipamentos, um aditamento ao contrato para que o aparelho seja instalado. Ainda não há previsão para início da operação.

O anúncio aconteceu durante entrevista coletiva no gabinete do prefeito. A administração analisa desde o ano passado a implantação de novos radares, já que tem direito por contrato de fiscalizar eletronicamente mais cinco faixas no município.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

De acordo com Omar, a escolha da Avenida Europa se deu por conta de “abusos” de motoristas que trafegam pela via em alta velocidade. A volta da fiscalização por radares no local foi tema de requerimento do vereador Renato Martins (PDT) em agosto do ano passado.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Sosu conduz estudos para definir o local de implantação dos radares

Segundo estatísticas do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), foram 13 acidentes na avenida em 2019, um deles com vítima fatal. No dia 2 de outubro, uma costureira de 30 anos morreu após colidir sua motoneta contra um carro no cruzamento das avenidas Europa e São Jerônimo.

“Existe muito abuso ali. A gente passa e fica até preocupado com as pessoas que utilizam aquela via pela falta de segurança. Pessoal abusa demais na velocidade”, criticou o prefeito.

A Sosu (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos) conduz estudos para definir o local de implantação dos radares na Avenida Europa. De acordo com o secretário responsável pela pasta, Adriano Camargo Neves, ainda não há um prazo definido para início da operação dos radares.

Omar confirmou também que autorizou a instalação de radares na Estrada Vicinal Ivo Macris, que liga Americana a Paulínia. Além de fiscalizar a velocidade, o aparelho terá como objetivo identificar caminhões que estejam circulando acima de três eixos, o que é proibido na estrada.

“Prazo não sei porque o Eraldo [Camargo, autoridade responsável pelo trânsito] está discutindo com a empresa, mas o prefeito pediu o mais rápido possível. A questão da Avenida Europa é a segurança dos Pedestres, e da Ivo Macris é questão de danificar a estrada”, explicou Adriano.

Os recursos arrecadados com multas na Ivo Macris serão revertidos para manutenção da própria vicinal, segundo Omar. “Esse abuso de sobrecarga de caminhões de seis eixos tem destruído muito a estrada”, apontou o prefeito.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Confira o episódio desta semana do podcast Além da Capa, que trata sobre a entrega do novo Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A missão deste episódio é explicar os 11 anos que se passaram entre o anúncio e a entrega da obra:

{{1}}

Publicidade