20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Rede de água da Avenida Campos Sales será toda trocada

Troca ocorre após adutora romper três vezes em uma semana; diretor do DAE prevê início das obras em abril, após licitação ser aberta

Por Leonardo Oliveira

18 de fevereiro de 2020, às 08h13 • Última atualização em 18 de fevereiro de 2020, às 10h07

A troca de 1.100 metros da rede de água é a solução encontrada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana para acabar com os rompimentos da subadutora da Avenida Campos Sales. A estrutura apresentou problemas por três vezes em menos de uma semana, afetando o abastecimento de água de bairros como o Jardim Ipiranga e Vila Dainese.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Uma licitação será aberta para contratar uma empresa responsável pela obra, que deve começar no final de abril, prevê o diretor da autarquia, Carlos Gimenez Zappia. Depois de iniciada, serão mais 40 dias para concluir a remodelação na rede, que vai da Rua Julio Prestes até a Rua Camilo Castelo Branco.

O edital com os detalhes do reparo deve ser publicado até o fim da próxima semana, adianta Zappia. “Temos que fazer inteirinha a rede. Depois que ela ficar pronta é que a gente deve fazer a interligação para que a população não fique sem água”, disse o superintendente em entrevista ao LIBERAL.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
 Rompimento nesta segunda-feira trouxe problemas; tubo apresentou fissura e teve que ser trocado

O último dos rompimentos aconteceu nesta segunda-feira, quando água e lama invadiram a calçada da via durante o período da manhã. Comerciantes se mobilizaram para limpeza da via, para que a lama formada não entrasse nos estabelecimentos do local.

“Tivemos que limpar por conta própria, mas ainda está sujo. Afeta nosso comércio e quem necessita de água, os consumidores”, reclamou o auxiliar de balconista, Matheus Pietro.

Na quarta e na sexta da semana passada as casas da região já haviam ficado com as torneiras vazias devido a problemas semelhantes. Ontem, o DAE realizou a troca de um tubo que apresentou uma fissura. Isso foi o suficiente para estancar o vazamento, mas não evitar futuros rompimentos. A rede do local é de 1998 e começou a apresentar “fadiga” no final do ano passado.

Os problemas desta semana não foram resultado de consertos mal feitos, diz Zappia, e sim de rompimentos que ocorreram em locais diferentes na rede. “Rompeu, consertamos, aí oito metros para frente rompeu de novo. Aí hoje [segunda] a 100 metros rompeu outra vez”, destaca.

O diretor do DAE explica que as rupturas acontecem geralmente durante a noite. Neste período a população consome menos água – com isso, uma maior quantidade do líquido passa pela adutora, aumentando a pressão na rede, e potencializando a fadiga.

“É um rasgo, é como se alguém tivesse passado uma serra nela [subadutora]. Isso leva a crer que é um problema de fabricação, porque esse tubo de PEAD [Polietileno de Alta Densidade] a durabilidade mínima é de 100 anos. Nós estamos com uma rede de praticamente 22 anos de uso e já está apresentando isso. Ela não deveria apresentar”, acrescenta o diretor da autarquia.

A autarquia retirou um pedaço do tubo da subadutora que está danificada e encaminhou para análise em um laboratório para confirmar se houve problemas na confecção da estrutura. Zappia acredita que o material esteja obsoleto e que a troca de toda a rede eliminará os rompimentos no local.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A trajetória do impasse em torno da lei municipal de incentivo ao esporte em Americana é o assunto desta edição do Além da Capa. Ouça:

{{1}}

Publicidade