28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ANO LETIVO

Aulas remotas na rede municipal começam na segunda em Americana

Roteiros de estudo impressos serão entregues a todos os alunos; retorno presencial foi suspenso e será reavaliado em 15 dias

Por André Rossi

26 de fevereiro de 2021, às 17h56 • Última atualização em 26 de fevereiro de 2021, às 20h48

A Secretaria de Educação de Americana confirmou nesta sexta-feira (26) que as aulas remotas na rede municipal de ensino terão início na próxima segunda-feira (1º). O retorno presencial foi suspenso por conta da aceleração da pandemia; o cenário será reavaliado em 15 dias.

“As escolas se organizaram de modo a atender a disponibilidade de recursos tecnológicos das famílias, valendo-se de diferentes estratégias de comunicação remota, para atingirem o maior número de alunos (WhatsApp, e-mail, Plataforma Conedu)”, citou a prefeitura, em nota.

A partir da próxima semana, as unidades escolares deverão se organizar para enviar roteiros de estudos impressos para os alunos. Esse material terá de ser retirado na escola pelos responsáveis, juntamente com um kit com o material escolar do ano letivo de 2021.

“O ensino remoto contará com o acompanhamento de professores que não estarão em trabalho presencial e que se responsabilizarão pelo acompanhamento dos alunos e suas famílias, pela correção e devolutiva dos roteiros de estudo, apoio a dúvidas, busca ativa, entre outras atividades”, informou a prefeitura.

Na semana de 22 a 26 de fevereiro, as escolas municipais promoveram o acolhimento escalonado das famílias, com apresentação dos protocolos sanitários e orientações gerais. No entanto, alguns pais se queixaram da demora do município para definir o cronograma.

É o caso de Priscilla Viçoso, 41, que tem um filho no primeiro ano do ensino fundamental. Em sua visão, o ensino remoto deveria ter sido iniciado ainda em fevereiro, acompanhando o calendário de retomada nas redes estadual e particular, que voltaram em 8 de fevereiro.

“No ano passado foi feita essa estrutura para as aulas on-line e não havia justificativa nenhuma para não ter começado essas aulas ainda. Pelo menos on-line. Não é questão de ser presencial ou não, a questão é o início das aulas. Poderia estar passando atividades. É isso que os pais estão preocupados”, comentou Priscilla.

O adiamento do retorno presencial foi definido pelo Comitê de Crise da Covid-19 na última quinta-feira (25), por causa do aumento de casos da doença e “a possível alta nos próximos dias”.

A situação será reavaliada dentro de 15 dias, podendo ou não retomar o ensino presencial; a decisão não afeta as redes estadual e particular.

“O princípio das ações a serem desenvolvidas pelas unidades escolares neste período transitório foi detalhado pela Secretaria de Educação, mas cada unidade deverá realizar as adequações necessárias que melhor atendam a comunidade local, de modo que o direito à educação das crianças e adolescentes sejam respeitados e garantidos”, ressaltou a prefeitura.

Sobre a reclamação da mãe a respeito do início das aulas, a secretaria garante que os 200 dias letivos serão cumpridos na rede municipal, como regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases.

Publicidade