Audiência do site do LIBERAL tem aumento de 61% no ano – O Liberal

Audiência do site do LIBERAL tem aumento de 61% no ano

Quantidade de acessos chegou a 16 milhões no ano passado, a maioria por meio dos smartphones; site ainda teve 46,5 milhões de visualizações de página


A quantidade de acessos ao site do LIBERAL (liberal.com.br) teve um crescimento de 61% em 2019 em relação a 2018. De acordo com dados da plataforma de audiência digital Google Analytics, foram 16,9 milhões de sessões registradas no ano passado.

O número de visualizações de páginas também aumentou. De 32 milhões em 2018, a audiência subiu para 46,5 milhões em 2019, alta de 45%.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Em novembro, site do LIBERAL atingiu marca de 1 milhão de usuários dentro de um mês; noticiário atrai até leitores de capitais

No ano passado, ainda, a quantidade de usuários que acessaram o site do LIBERAL quase dobrou. Entre 2018 e 2019, os leitores aumentaram de 3,7 milhões para 6,9 milhões.

Para o editor-executivo do Grupo Liberal, João Colosalle, o crescimento no ano passado já era previsto. “Em setembro, nós já havíamos tido mais audiência do que em todo o ano de 2018”, revelou.

LEIA TAMBÉM: ‘Além da Capa’ está disponível em agregadores de podcast da Apple

 

O editor atribuiu os números positivos a uma tendência do mercado e das formas de se consumir informação e ao trabalho digital desenvolvido que se dá há anos. A massificação dos smartphones, segundo Colosalle, ajuda a notícia a chegar com mais facilidade aos usuários e leitores.

“Entre 2016 e 2019 tivemos uma ‘virada’ significativa na forma de se acessar o LIBERAL. O que antes era feito pelo computador, hoje é feito pelo celular”, comentou. “Em uma reportagem recente, mostramos que existem 8 celulares para cada 10 moradores de Americana, e grande parte destes aparelhos são principal forma de acesso à internet”, concluiu.

Para distribuir o noticiário local e nacional, o LIBERAL tem investido em publicações em redes sociais e por meio de aplicativos de mensagens. Além dos meios tradicionais, como o impresso e as rádios, as notícias são distribuídas, diariamente, para 1,6 mil contatos de WhatsApp.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

“São plataformas que hoje são parte da nossa logística”, disse Colosalle. “Queremos que as pessoas se informem e queremos que elas entrem no site do LIBERAL porque levamos informações confiáveis. Temos uma boa maturidade digital para um jornal local”, explicou o editor-executivo.

ALÉM DO LOCAL

A audiência do LIBERAL teve um crescimento significativo, em 2019, nos acessos de usuários que o fazem a partir de cidades fora da RPT (Região do Polo Têxtil). O número de usuários que vivem em São Paulo e Campinas e que acessaram o site do LIBERAL em 2019 quase dobrou.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

O editor do site, Luciano Bianco, diz acreditar que o número alto de acessos de fora tenha dois motivos.

“O primeiro é que muitas pessoas da região trabalham fora da cidade ou se mudaram para outras localidades, mas ainda assim, buscam informações da cidade natal. E o segundo, acredito que seja a qualidade do conteúdo nacional e político que tem gerado cada vez mais engajamento. As pessoas passaram a ter mais interesse nesse tipo de conteúdo, e é bom ver que o LIBERAL é visto como referência e credibilidade pelos leitores que buscam o portal para se informar”, comentou.

Referência regional:

Acessos – (sessões)

  • 2016: 7 milhões
  • 2017: 10,5 milhões
  • 2018: 10,5 milhões
  • 2019: 16,9 milhões

Usuários

  • 2016: 2,8 milhões
  • 2017: 4 milhões
  • 2018: 3,7 milhões
  • 2019: 6,9 milhões

Visualizações de páginas

  • 2016: 17,1 milhões
  • 2017: 21,2 milhões
  • 2018: 32 milhões
  • 2019: 46,5 milhões
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora