Ataque de abelhas causa a morte de 14 macacos no Parque Ecológico

Prefeitura de Americana afirma que técnicos do parque ainda tentaram ajudar os animais depois do episódio, mas acabaram falecendo em função do ataque


A invasão de um enxame de abelhas “oropa” causou a morte de 14 macacos prego do peito amarelo no Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco”, em Americana. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (6) pela administração. Um ataque semelhante matou várias aves há cerca de 15 anos no local.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal
Ataque atingiu 14 macacos prego do peito amarelo

De acordo com o diretor do Parque Ecológico, que também é engenheiro agrônomo, João Carlos Tancredi, os ataques do tipo levam os animais a um quadro tóxico generalizado. Como o ataque de um enxame carrega uma grande quantidade de veneno, leva-se os macacos à morte, explicou o diretor.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

A administração afirma que, após o ataque, os tratadores e técnicos do parque removeram os animais na tentativa de recuperar aqueles que não haviam morrido na hora. “Apesar de todo o empenho da equipe, momentos depois, todos os 14 animais vieram a óbito”, disse.

Segundo Tancredi, a migração de parte de uma colmeia é comum nesta época do ano. “A ocorrência deste fenômeno é relativamente comum e pode causar sérios transtornos. Quando o enxame está muito grande e acontece a produção de uma nova rainha, ocorre o enxameamento e as abelhas tornam-se muito agressivas”, explicou.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora