24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

AMERICANA, 145 ANOS

As promessas no esporte de Americana

Com foco na formação de atletas, Americana Bicicross Clube e a natação de Americana evoluem no cenário nacional

Por Rodrigo Alonso

27 de agosto de 2020, às 08h54 • Última atualização em 09 de dezembro de 2020, às 16h54

Com um trabalho voltado para as categorias de base, o ABC (Americana Bicicross Clube) e a Natação Americana evoluíram no cenário nacional e, atualmente, possuem atletas na seleção brasileira das respectivas categorias.

O ABC está representado por Julia Alves na equipe nacional de BMX e também conta com Samuel Pereira de Oliveira, primeiro colocado no ranking brasileiro de 2019. Na Natação Americana, o destaque fica para Murilo Sartori, que integra o Time Brasil. Neste momento, ele treina com a seleção em Portugal, acompanhado pelo técnico Fabio Cremonez.

Equipe do ABC, com Julia Alves no time nacional e Samuel Pereira de Oliveira, no ranking nacional em 2019 – Foto: Arquivo Pessoal

Esse sucesso, porém, é fruto de um trabalho iniciado na base, segundo as equipes americanenses, que trabalham exatamente com esse foco.

“Entendo que um clube, uma associação de um município, tem de trabalhar com a base, no desenvolvimento de atletas e novos atletas, no fomento do esporte”, diz o presidente do ABC, Allan Jonas Duarte, o Aladin.

Ele iniciou seu mandato em janeiro de 2017. E, desde então, o número de alunos na escolinha gratuita do clube saltou de seis para 70. As aulas ocorrem no Complexo Esportivo Ayrton Senna, perto do Centro Cívico.

Aladin contou que, quando assumiu a presidência, organizou melhor as atividades e ampliou a divulgação da escolinha. Agora, além dos atletas de alto rendimento, a equipe também tem ciclistas com potencial na base, como Igor do Amaral e Tiago Bueno.

Para Aladin, a evolução do clube foi motivada, principalmente, por dois fatores: a estrutura da pista, avaliada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) como uma das melhores do Brasil, e o histórico de Americana na modalidade.

A cidade possui atletas que marcaram época no BMX, inclusive o próprio Aladin, vencedor do Prêmio Brasil Olímpico em 2006. Em sua carreira, ele acumulou conquistas de nível estadual, nacional, continental e até mundial.

Nesse esporte, o município também já revelou nomes como Ana Flavia Sgobin, Deivlin Baltazar, Gustavo Santa Chiara e André Fassina. “Acredito que a gente tenha, juntamente com outros atletas, conseguido servir de inspiração, servir de exemplo para atletas mais jovens”, aponta Aladin.

O treinador Fabio Cremonez e o nadador Murilo Sartori , que integra o Time Brasil e atualmente treina em Portugal – Foto: Arquivo Pessoal

NATAÇÃO. Na natação, o treinador Fabio Cremonez passou a trabalhar com a base americanense em 2011, quando Murilo também começou a dar suas primeiras braçadas.

“A gente começou a dividir um pouquinho as categorias. Antes, era basicamente um treinador para todas as categorias. A partir de então, a gente começou a separar as categorias para dar uma característica melhor nos treinamentos, visando a especificidade de cada idade”, lembra o comandante.

Alunos fazem aula na escolinha de natação que acontece no Centro Cívico trabalho de base – Foto: Arquivo Pessoal.JPG

Com Fabio como técnico, a equipe Natação Americana surgiu em 2014 e, nesses seis anos, formou atletas que hoje se destacam Brasil afora. O grupo coleciona títulos e recordes nas categorias de formação, principalmente com Murilo e com os irmãos Manuela e Vitor Sega.

“A gente teve como objetivo revelar novos talentos a cada ano, trabalhar muito bem nas categorias de base, plantar uma semente para que essa semente seja bem trabalhada e vire um fruto legal, que é o que agora a gente está colhendo”, afirma.

Os resultados obtidos e o fato de Murilo ter chance de vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio fizeram a Natação Americana ganhar visibilidade e atrair novos alunos.

“Deu um feedback legal de que estamos no caminho certo e também deu uma credibilidade para os pais, os patrocinadores e o poder público verem que a gente está no caminho certo e com coisas boas”, comemora Fábio.

Publicidade