Ariranha está de volta ao Parque Ecológico

Sua soltura no espaço aconteceu no início da tarde e foi monitorada pelos biólogos do zoológico


Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
A adaptação aconteceu sem problema e logo depois de ser solta, ela já atraia a atenção de visitantes que estavam no parque

A ariranha Jhonny está de volta ao Parque Ecológico de Americana. Seis anos após ser transferido para o zoológico de Sorocaba, o animal já pode ser visto no recinto totalmente reformado e adaptado para recebê-lo.

Uma equipe de técnicos foi até Sorocaba, na manhã desta terça-feira (8), buscar o animal. Sua soltura no espaço aconteceu no início da tarde e foi monitorada pelos biólogos do zoológico.

Segundo a prefeitura, para receber a ariranha macho foi feito o desassoreamento do lago, reforma em todos os muros de contenção, instalações de placas de vidro de proteção, construção de abrigo, pintura e jardinagem. O recinto tem 830 metros e as obras começaram há nove meses.

A reforma do recinto faz parte da série de melhorias e manutenções que a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) vem fazendo no Parque com a renda obtida na bilheteria da entrada. O zoológico de Americana completa 35 anos neste sábado.

A ariranha Jhonny tem 17 anos, pesa 22 quilos, e come diariamente de três a quatro quilos de peixe. O animal veio de Brasília em 2004 e foi levado para o Parque Ecológico de Sorocaba em 2013, quando o recinto de Americana teve que ser interditado, informou a prefeitura.

A adaptação aconteceu sem problema e logo depois de ser solta, ela já atraía a atenção de visitantes que estavam no parque.

O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, comemorou a volta do animal e lembrou que ela só foi possível graças à reforma do recinto.

“Estamos muito felizes. A ariranha sempre foi um animal querido dos visitantes. A reforma do recinto foi total e permitiu ao parque trazê-la de volta”, disse o secretário ao LIBERAL.

“Estamos todos muito contentes com a volta do Jhonny, pois o público pedia muito a presença dele. É um animal que atrai a atenção de todos, principalmente das crianças”, disse o funcionário do Parque, João Carlos Tancredi, por meio de nota divulgada pela prefeitura.

MELHORIAS

Além da reforma nos recintos dos animais, a Sectur concluiu em agosto a pavimentação da praça de alimentação, a construção de um palco para apresentações, instalados bancos, mesas e os quiosques de alimentação também foram revitalizados pelos permissionários.

No playground foram instalados novos brinquedos e as crianças podem brincar no tanque de areia com duas gangorras e duas casinhas de madeira, conhecidas popularmente como casinhas do Tarzan, que contêm escorregadores, escadas e espaços para escaladas. Atualmente, estão sendo construídos sanitários próximos à praça de alimentação e no playground.

FUNCIONAMENTO

O Parque Ecológico de Americana é aberto de terça a domingo, das 8h às 17h, mas a entrada pode ser feita apenas até as 16h, quando termina a venda de ingressos. O Parque fica na Avenida Brasil, 2525, no Jardim Ipiranga.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora