28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Após reclamações, Americana cria área para agendamento de dose adicional da Janssen

Moradores não conseguiam registrar agendamento para receberem dose adicional

Por Maria Eduarda Gazzetta

10 de dezembro de 2021, às 18h38 • Última atualização em 10 de dezembro de 2021, às 18h39

A Prefeitura de Americana divulgou, nesta sexta-feira (10), que recebeu 950 doses da vacina Janssen - Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação

Após reclamações de moradores de Americana, a Prefeitura de Americana criou e disponibilizou, no site da administração municipal, nesta sexta-feira (10), uma área exclusiva para agendamento de dose adicional para aqueles que receberam dose única da Janssen.  

Até então, de acordo com relatos, os interessados precisavam clicar e agendar a dose da vacina Pfizer, em campo que dizia “2ª dose” e não dose adicional, o que gerava problemas quando chegavam na unidade de saúde para receber a dose do imunizante. A Pfizer, bem como a Janssen, são as únicas fabricantes permitidas para este grupo, de acordo com recomendação da Secretaria Estadual de Saúde.

O engenheiro Rafael Rosolem conta que nesta quinta-feira (9) fez o agendamento desta forma e se dirigiu ao posto do Zanaga para receber a dose do imunizante nesta sexta-feira. Entretanto, quando chegou no local, foi informado que não poderia receber a vacina da Pfizer disponível no posto.

“Me falaram que o lote que tinham da Pfizer não era para quem tomou a primeira dose da Janssen, como é meu caso. Saí de lá e fui na ouvidoria da Saúde para reclamar da falta de informações claras que a prefeitura vinha divulgando. Ainda hoje me retornaram e disseram que inseriram no site de agendamento a nova opção”, relatou o engenheiro.

Foi então que Rafael conseguiu, pela nova área, agendar a vacinação para este sábado (11), na Unisal, no Parque Universitário. Quem também relatou o mesmo problema foi uma editora, de 37 anos, que prefere não se identificar. Ela conta que também fez o agendamento para receber a dose do imunizante no Zanaga, mas sem sucesso.

”Me falaram que eu não poderia receber aquela dose e que poderia fazer novo agendamento pelo site. É complicado porque tive que sair no meu horário de almoço, perdi tempo e não consegui me vacinar. Vinha acompanhando quando qual fabricante seria permitido e por conta de não ter informações claras, aconteceu isso”, disse.

A Prefeitura de Americana foi questionada sobre o caso e informou que houve um erro de interpretação por parte da equipe local sobre as informações contidas no último documento de atualização da campanha, pois aguardava um novo lote da Janssen, quando na realidade deveria ter utilizado a vacina Pfizer para dose adicional da Janssen. “Porém a situação já foi resolvida e os moradores podem retomar o agendamento normalmente”, disse a administração municipal.  

Mais doses
A Prefeitura de Americana divulgou, nesta sexta-feira (10), que recebeu 950 doses da vacina Janssen, contra a Covid-19, que haviam esgotado no município. A vacina será utilizada na aplicação da dose adicional em moradores que receberam este imunizante anteriormente, como dose única.

Neste sábado, o município irá realizar apenas a oferta de doses adicionais com as vacinas da Janssen e Pfizer, para a população. As aplicações devem ser previamente agendadas no site www.saudeamericana.com.br

Publicidade