22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Após polêmica, Santander diz que vai recolocar porta-giratória

Medida é anunciada depois de gerente pedir que lei municipal fosse revogada na tribuna livre da câmara

Por André Rossi

17 de setembro de 2019, às 09h17

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
Agência do Santander em Americana banco retirou barreira em julho

O banco Santander afirmou que vai recolocar a porta-giratória na agência da Rua Sete de Setembro, em Americana. A medida foi anunciada após o gerente geral da unidade, Leandro Henrique Rodrigues, usar a tribuna livre na sessão da última quinta-feira na câmara e pedir a revogação da lei municipal que exige o equipamento de segurança.

O Santander retirou a barreira em julho deste ano, assim como o fez em outras 315 agências pelo País desde 2017. Entretanto, de acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, Ana Stela Alves de Lima, havia um acordo para que elas não fossem retiradas em cidades onde há legislação municipal sobre o tema.

A lei 2.804/94 exige portas de segurança com detectores de metais em estabelecimentos bancários abertos ao público em Americana. A multa no caso de descumprimento é de R$ 1 mil, valor que dobra se houver reincidência.

“Essa é uma surpresa total porque o banco vem respeitando onde tem lei municipal. Ele só não quer respeitar em Americana. Alguém daí do banco quer ter mais valor do que o rei, porque essa legislação municipal vem sendo respeitada em todos os locais”, criticou Ana Stela, que cobrou explicações do banco na sexta-feira.

Em resposta ao LIBERAL, a assessoria de imprensa do Santander afirmou que vai seguir a lei e reinstalar a porta-giratória. Não foi informado, no entanto, quando isso deve ocorrer.

“O Santander informa que seguirá a diretriz de manter as portas-giratórias nas agências sujeitas a legislações municipais ou estaduais que prevejam a existência do equipamento”, traz a nota.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disse que não se manifestaria sobre o caso. Reforçou apenas que os bancos seguem a Lei Federal 7.102/83, que estabelece itens de segurança obrigatórios e aqueles cuja instalação é facultativa. A lei não cita que a porta-giratória como obrigatória.

CRÍTICAS. Em entrevista as rádios FM Gold (94.7) e Você AM (580), do grupo LIBERAL, nesta segunda, o ex-vereador e autor do projeto que originou a lei, Davi Evangelista, criticou a retirada da porta.

“Eles retiraram alegando uma condição de segurança diferente. O problema é que esse debate já aconteceu há 25 anos, nas mesmas condições. Não acredito que isso vai melhorar, pelo contrário. Fica muito mais frágil”.

A UDE (Unidade de Desenvolvimento Econômico) informou que irá fiscalizar o local e “tomará as medidas”. O LIBERAL não conseguiu contato com representantes da agência até o fechamento desta edição.

Confira a entrevista:

https://liberal.com.br/wp-content/uploads/2019/09/16.09.19-EX-VEREADOR-DAVI-EVANGELISTA.mp3?_=1

Publicidade