26 de fevereiro de 2021 Atualizado 01:01

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Coronavac

Após perder doses, Prefeitura de Americana passa a usar monodoses de vacinas

Aliado a essa medida, a Vigilância Epidemiológica concentrou as doses em apenas nove postos de saúde

Por Marina Zanaki

18 fev 2021 às 07:44 • Última atualização 18 fev 2021 às 09:41

O uso de frascos com monodoses da CoronaVac, imunizante contra o novo coronavírus (Covid-19) do Instituto Butantan, tem ajudado a evitar perda de doses do imunizante em Americana. No caso dos frascos maiores, que rendem entre 10 e 12 doses, ocorriam perdas. Isso porque após a abertura do frasco, o imunizante dura somente oito horas.

Os frascos com monodoses têm sido utilizados desde o dia 12 de fevereiro. Aliado a essa medida, a Vigilância Epidemiológica concentrou as doses em apenas nove postos de saúde desde 9 de fevereiro – até então, todos as unidades de saúde estavam realizando a imunização.

A mudança ajudou no remanejamento de frascos com doses “restantes” entre as unidades. Com essa reformulação dos pontos de vacinação, a Vigilância Epidemiológica aponta que não houve mais perdas.

Segundo a prefeitura, foram perdidas 70 doses na campanha, o equivalente a 0,8% das vacinas aplicadas. Percentualmente, a perda está dentro do tolerado pelo Ministério da Saúde, que estabeleceu no Plano Nacional de Imunização limite de 5% de perdas como aceitável dentro do processo de imunização.

Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde disse que não é aceitável a perda de vacinas pois “cada dose é uma vida”.

Publicidade