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Americana

Após pedido de aumento de tarifa, passageira denuncia superlotação e redução de linhas de ônibus

Enquanto usuários reclamam da precariedade do transporte público, Sancetur quer valor da passagem a R$ 10,24

Por Ana Carolina Leal

17 de maio de 2022, às 07h51

Prefeitura estuda aumentar subsídio à concessionária para segurar o aumento na tarifa dos ônibus - Foto: Marcelo Rocha / Liberal

Menos de uma semana depois de o proprietário da Sancetur, concessionária que opera o transporte público por meio da Sou Americana, Marco Antônio Chedid, anunciar que pretende reajustar a tarifa para R$ 10,24 caso a prefeitura não eleve o subsídio, o LIBERAL recebeu na manhã desta segunda um vídeo que mostra um ônibus superlotado, inclusive pendendo para um dos lados devido ao excesso de passageiros.

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A situação revoltou a recepcionista Ana Carolina Rodrigues Botasso, 24, que pegou o coletivo da linha 213. De acordo com ela, o ônibus saiu da Balsa às 6h40 e passou no Parque Gramado por volta das 7h35, já lotado.

“Tiraram uma linha da Balsa via Hospital Municipal na parte da manhã. O ônibus chegou no Parque Gramado superlotado, não cabia mais gente, inclusive minha mãe foi pendurada na porta. É uma falta de respeito com o trabalhador, principalmente diante das notícias de que a empresa pretende reajustar a tarifa para R$ 10,24”, desabafou.

Segundo a recepcionista, a superlotação fez com que alguns passageiros descessem do ônibus porque começaram a passar mal. “Vi duas mulheres, uma delas grávida, descendo antes do destino porque não suportaram a lotação”, acrescentando que a população tem reclamado das linhas e da precariedade dos veículos que passam no Parque da Liberdade e Jardim da Paz.

Em nota, a Sancetur afirmou que o cenário é reflexo dos sucessivos aumentos no preço do óleo diesel e insumos que englobam o custo do transporte, sendo inevitável o reajuste da tarifa que já está muito defasado. O valor da passagem, hoje, é R$ 4,70.

“O preço público pago pelo usuário é o município que vai decidir. Estamos aguardando uma resposta da prefeitura sobre nosso pedido de realinhamento”, encerra a nota da empresa.

A prefeitura, por sua vez, informou via assessoria que ainda não há uma definição sobre a negociação da tarifa com a Sancetur. Sobre a situação relatada pela usuária, a Unidade de Transportes e Sistema Viário tomou ciência do caso e já entrou em contato com a empresa para tratar do assunto.

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