Após 40 dias de estiagem, Americana volta a registrar chuva

De acordo com previsões de meteorologistas, as áreas de instabilidade e as temperaturas mais baixas devem se estender até o final de semana


Após 40 dias de estiagem, Americana voltou a registrar chuva nesta terça-feira (15). De acordo com previsões de meteorologistas, as áreas de instabilidade e as temperaturas mais baixas devem se estender até o final de semana.

Segundo o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológica), a última chuva em Americana foi registrada no dia 4 de abril deste ano. Na data, choveu 10,7 milímetros. Nesta terça, a Defesa Civil do município contabilizou dois milímetros, sendo o período mais intenso das 12 às 13 horas.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Região deve ter chuvas e nova queda de temperatura nos próximos dias

De acordo com o órgão, apesar da pouca quantidade, a chuva elevou a umidade do ar para 77,8%, bem superior aos 27% que vinha registrando nos últimos dias e que deixou a cidade em estado de observação.

Para os próximos dias, a pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisa Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Ana Ávila, prevê dias chuvosos e temperaturas amenas.

“Hoje (terça-feira), a máxima foi de 22.2º. Nesta segunda-feira, os termômetros marcaram 29.4º, então houve uma queda de sete graus. Não deve mudar tanto, mas ainda deve cair em torno de dois graus”, declarou.

De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a previsão para o final de semana é de mudança de tempo.

“Entre o sábado e o domingo uma frente fria atuará em parte do Sudeste, inclusive na região de Americana e Campinas. Este sistema deverá trazer chuva a partir da tarde de sábado e queda de temperatura, principalmente no domingo”, afirmou, em nota.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!