16 de abril de 2024 Atualizado 09:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

"Americana Melhor"

Aplicativo facilita denúncias e reclamações em Americana

Criada pelo desenvolvedor Daniel Antoniassi, ferramenta tem conexão direta com o poder público municipal

Por

08 de fevereiro de 2021, às 17h27

Um aplicativo chamado “Americana Melhor” tem possibilitado que denúncias e reclamações de munícipes cheguem aos representantes do poder público de maneira mais eficiente.

A ferramenta, que foi lançada em agosto de 2020, já conta com mais de 4,8 mil usuários na cidade e já contabilizou cerca de 7,2 mil reclamações vindas de 81 bairros americanenses.

Entre as categorias disponíveis de reclamação estão “fornecimento de água”, “saúde pública”, “educação”, “poluição”, “energia e iluminação pública”, “pavimentação”, “transporte público” e “coleta de lixo”.

Daniel Antoniassi criou o aplicativo durante a quarentena imposta pela pandemia de Covid-19 – Foto:

Além disso, também há a possibilidade de reportar sobre animais e pessoas desaparecidas. Nestes casos, todos os usuários do aplicativo são avisados e podem fornecer informações.

A ideia foi criada pelo desenvolvedor de sistemas Daniel Antoniassi, 39 anos, que nasceu em Belém, no Pará, mas mora em Americana há 11 anos. “Sou apaixonado por essa cidade, pela história. Americana me encanta, foi o local que eu escolhi para criar minhas filhas”, conta.

Foi durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e com a obrigação de ficar em casa por conta das medidas de quarentena que Antoniassi passou a ter o tempo suficiente para criar a ferramenta.

“Eu sou desenvolvedor há 23 anos e trabalho em uma empresa de São Paulo. Em meados do ano passado, com a gente preso em casa, a própria empresa me deu um espaço para desenvolver um projeto pessoal”, contou.

Depois de escolher uma das categorias e subcategorias disponíveis, a latitude e longitude do usuário são convertidas em um endereço e a denúncia ou reclamação passa por uma triagem antes de ser publicada no próprio aplicativo.

Através de outra versão do app, o “Americana Melhor Responde”, disponível apenas para os membros dos poderes executivo e legislativo, os representantes do poder público municipal respondem às demandas.

“O vereador vai na lista de denúncias que esperam uma resposta e pode atuar e interagir com a mensagem que o morador deixou. A partir daí, esse político passa a ser responsável por aquela demanda”, explicou Daniel.

Dos 19 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Americana, 11 deles já possuem um cadastro ativo no aplicativo.

“Eu pego uma autorização por gabinete e crio um espaço para cada vereador no aplicativo. Além disso, há um ranking que mede a atuação dos vereadores dentro da ferramenta”, conta.

A iniciativa também já trouxe ações concretas para a cidade. Em outubro do ano passado, por exemplo, o aplicativo solicitou, ao longo de cinco dias, que os usuários denunciassem falta de água em Americana.

“Nós recebemos mais de duas mil reclamações. Então pegamos esse material, com vídeo e foto, fizemos uma documentação completa e entramos com uma ação no Ministério Público. Ela foi anexada a uma ação maior que o MP já estava movendo sobre o assunto”, conta.

Apesar de estar presente principalmente em Americana, cidade que é o foco da iniciativa, o app também está disponível, de maneira parcial, em outros municípios, como Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Campinas e Barueri.

“É totalmente gratuito, tanto para o usuário comum, quanto para o vereador e a prefeitura. Nós disponibilizamos a ferramenta dessa forma para que não haja nenhum empecilho na comunicação. Nosso projeto se sustenta através de parceria no setor privado”, conclui.

O aplicativo “Americana Melhor” está disponível para Android. Para mais informações, também é possível adicionar o site oficial do aplicativo, pelo e-mail cidademelhorapp@gmail.com ou pelo telefone (19) 99305-2297.

Publicidade