De 455 pessoas que buscaram vacina contra sarampo, só 17 precisavam da dose

Balanço parcial foi divulgado na tarde deste sábado; pessoas de 5 a 19 anos que não receberam as duas doses precisam ser imunizadas contra o sarampo


Das 455 crianças e adolescentes que foram às unidades de saúde de Americana para se vacinar contra sarampo neste sábado (15), Dia D da imunização, só 17 precisaram receber a dose, o equivalente a 3,74%. O balanço, parcial, foi divulgado pela prefeitura às 14h – a vacinação continua até as 17h em cinco unidades.

Só precisa tomar a vacina quem tem entre 5 e 19 anos e ainda não recebeu as duas doses da imunização. A campanha continua até 13 de março e, durante a semana, a aplicação estará disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 8h às 16h.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_19.10.2019
Apenas pessoas com idade entre 5 e 19 anos que não receberam as duas doses precisam da imunização

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, os números são positivos porque mostram que houve grande atenção por parte da população.

Porém, como muita gente já estava com o esquema vacinal completo, não foi necessária a aplicação. “Ela [vacina] é seletiva, só toma quem não está com o esquema completo”, afirmou.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Segundo a prefeitura, há cerca de 15 mil pessoas entre 5 e 19 anos no município, mas muitas devem ter o esquema vacinal em dia  – a administração não divulgou uma estimativa.

Em municípios da região, de acordo com Simone, a procura também foi grande. A coordenadora não soube informar se em outros anos a demanda foi semelhante. A vacina foi aplicada em cinco UBSs: São Vito, Parque da Liberdade, Praia Azul, Antônio Zanaga e Jardim São José (UBS Cillos).

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora