28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Análise identifica problema em um dos respiradores do HM e aparelhos são lacrados

Aparelhos estão sob investigação após denúncias de que não seriam adequados para tratamento da Covid

Por

02 de julho de 2021, às 14h33 • Última atualização em 03 de outubro de 2021, às 07h47

Equipamentos foram comprados em Americana com recurso da CM - Foto: Divulgação - Prefeitura de Americana

A Prefeitura de Americana e o Hospital Municipal Dr Waldemar Tebaldi informaram que, em análise preliminar, foi identificado um problema em um dos respiradores comprados com recurso da câmara. Será necessário analisar todos os 12 aparelhos, portanto eles foram lacrados e não serão utilizados.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Os aparelhos estão sob investigação após denúncias feitas por funcionários de que não seriam adequados para tratamento de paciente complexos como é o caso do novo coronavírus (Covid-19).

Um engenheiro clínico foi contratado pela Fusame (Fundação Saúde de Americana) para avaliar os aparelhos. Segundo a prefeitura, essa análise identificou, preliminarmente, problemas em um dos aparelhos, o que vai exigir análise e investigação dos demais.

“De acordo com o apontamento profissional, ainda será necessária maior análise de todo o equipamento antes de um parecer definitivo. Até que isso ocorra, os respiradores ficarão lacrados e sem utilização”, disse o hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que abriu sindicância interna para apurar denúncias relativas aos aparelhos. Um grupo de funcionários apontou que eles não possuem parâmetros precisos, apresentam inconstância e subjetividade em dado e não são adequados para pacientes complexos. Além disso, a diretoria do hospital enviou à secretaria uma foto em que um dos respiradores não estaria funcionando de forma adequada.

“A investigação foi iniciada pela Secretaria de Saúde, após apontamentos de profissionais do HM sobre possíveis dificuldades para a operação dos aparelhos. Este relatório foi tornado oficial apontando haver problemas e, a partir daí, se iniciaram as apurações”, afirmou a pasta.

“Os equipamentos vinham operando apenas em casos emergenciais, conforme apontamento dos profissionais do HM. Esclarecemos que não haverá desassistência ocasionada pela interrupção na sua utilização”, finalizou o hospital.

Ministério Público apura denúncias

O Ministério Público também apura as denúncias sobre os respiradores. Promotor de Justiça de Americana, Clovis Cardoso de Siqueira quer realizar uma perícia independente da que está sendo realizada pela Secretaria de Saúde.

A análise deve ser realizada por algum órgão estadual conveniado ao Centro de Apoio Operacional do Ministério Público.

“O mais importante é a realização da perícia por órgão independente, estou conversando com a pessoa responsável. Quero acompanhar pessoalmente essa perícia”, disse o promotor.

Ele informou que, a pedido da Secretaria de Saúde, concedeu prazo até 6 de julho para o envio do laudo técnico que está sendo apurado pela pasta.

“É preciso destacar que os equipamentos possuem toda a documentação necessária junto à Anvisa, e que eles operam em outros municípios, por isso se faz importante alertar as autoridades sobre cada passo desta apuração”, disse a prefeitura.

Publicidade