28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Ampliação de reservatórios começa a ser entregue em abril

DAE de Americana está ampliando a capacidade de cinco reservatórios de água na cidade, o que pode amenizar os problemas de falta de água

Por André Rossi

26 de março de 2020, às 13h09 • Última atualização em 26 de março de 2020, às 17h53

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
CR-12, no Jardim Brasil, é um dos que receberá a ampliação

Parte da solução para amenizar o problema crônico de falta d’água em Americana passa pela entrega das obras de ampliação dos cinco reservatórios da cidade. Problemas no abastecimento estão ainda mais agravados desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), impulsionados pela alta no consumo de água.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

O primeiro a ser entregue é o CR (Centro de Reservação)-9, localizado no Parque Novo Mundo, e que foi uma medida compensatória da MRV Construtora. Toda a estrutura existente foi reformada pelo DAE e a previsão de entrega é final de abril.

Já os outros quatro reservatórios serão entregues gradualmente a partir de julho. O CR-8, no São Roque, terá sua capacidade ampliada em um milhão de litros d’água. Já o CR-10, do São Luiz, o CR-12, no Jardim Brasil, e o CR-23, na Chácara Letônia, serão ampliados em dois milhões e meio de litros.

Podcast: Sete edições do Além da Capa para ouvir durante a quarentena

Para aumentar a capacidade de água disponível para o município, o DAE está construindo uma barragem no ponto de captação no Rio Piracicaba, que deve ser concluída dentro de 40 dias. A obra de uma nova captadora d’água também está em andamento.

A troca da rede também é uma necessidade, mas só será concluída a longo prazo. “Nós temos problemas com redes, que são muito antigas. Estamos trocando a rede. Isso é gradativo, paulatino, não é uma solução imediata. Para trocar tudo o que precisa, na verdade, é cerca de 10 anos”, estima Carlos Zappia, diretor da autarquia.

Publicidade