28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ataque no tennessee

Americanense relata medo após ataque em escola nos Estados Unidos

Gustavo Camargo Tomazeli mora em Knoxville, no Tennessee, e relatou momentos de choque após tiroteio em escola, ocorrido na segunda-feira

Por Heitor Carvalho

13 de abril de 2021, às 18h29 • Última atualização em 14 de abril de 2021, às 12h12

O americanense Gustavo Camargo Tomazeli, de 27 anos, mora em Knoxville, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos, e presenciou os momentos logo após o ataque contra um escola da cidade nesta segunda-feira (12).

Várias pessoas, incluindo um policial, foram baleadas em um ataque a tiros na escola de segundo grau a Austin-East Magnet. A polícia confirmou uma morte, mas não identificou imediatamente nem o suspeito e nem a vítima, informando apenas que ambos eram homens.

Gustavo Camargo Tomazeli mora em Knoxville, no Tenesse, onde ocorreu o ataque desta semana – Foto: Gustavo Camargo Tomazeli / Divulgação

Tomazeli estuda Engenharia de Produção de Audio na Pellissippi State Community College e trabalha na rádio da universidade do Tennessee. Ele mora na cidade desde janeiro de 2015 e também atua em uma rádio comunitária local.

Segundo Gustavo, esse já é o quinto ataque com armas de fogo registrado nessa escola apenas nesse ano. Ele relatou que a unidade de ensino fica em uma região mais pobre da cidade.

Populares fizeram roda de oração em frente à escola onde houve o ataque – Foto: Gustavo Camargo Tomazeli / Divulgação

“Ainda não se sabe nada ao certo, mas o caso pode estar relacionado com disputa de gangues, já que incidentes com armas de fogo nessa escola são frequentes. É uma área da cidade meio abandonada pelo governo”, contou.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo Gustavo, que morava na Vila Medon, em Americana, até se mudar para os Estados Unidos, o clima em Knoxville é de apreensão, medo e tristeza.

“As pessoas estão em choque. Eu fui para a frente da escola logo após o tiroteio. A cidade toda está muito triste, presenciei uma roda de oração em frente à escola, em homenagem às vítimas”, afirmou.

Esse foi o quinto ataque deste tipo na escola somente neste ano – Foto: Gustavo Camargo Tomazeli / Divulgação

O ataque acontece uma semana após o governador republicano Bill Lee aprovar lei que permite o porte de armas sem permissão, verificação de antecedentes e treinamento. A lei, que não se aplica a armas de longo alcance, entrará em vigor em 1º de julho.

Problema histórico

Uma série ataques a tiros ocorreram nos Estados Unidos desde meados de março. Na semana passada, um homem abriu fogo em uma fábrica no Texas, onde trabalhava, matando uma pessoa e ferindo outras seis antes de ser levado sob custódia.

Oito pessoas também foram mortas em spas da área de Atlanta, mais dez pessoas em um supermercado em Boulder, no Colorado, e outras quatro, incluindo um menino de 9 anos, em uma imobiliária em Orange, Califórnia.

Tiroteios em escolas têm sido um flagelo recorrente nos Estados Unidos desde o trágico massacre de Columbine, Colorado, em abril de 1999.

Séries, filmes, games, quadrinhos: conheça o Estúdio 52.

Denunciando uma “epidemia” de violência armada, o presidente democrata Joe Biden divulgou na semana passada uma série de medidas para limitar as armas de fogo no país.

Publicidade