24 de abril de 2024 Atualizado 10:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

GRIPE

Americana vai retomar vacinação na segunda-feira

Em dois dias de campanha (segunda e quinta-feira), 55% do público-alvo da primeira fase foi imunizado

Por Marina Zanaki

26 de março de 2020, às 21h15

A campanha de vacinação contra gripe em Americana será retomada na segunda-feira (30). Nesta quinta-feira (26), o segundo lote recebido do Estado se esgotou. Houve grande procura da população nos postos e a imunização por meio do drive thru registrou mais de um quilômetro de fila.

A cidade iniciou a campanha na segunda-feira (23) com 9,6 mil doses, que acabaram no primeiro dia da vacinação. A imunização foi retomada nesta quinta, após o município receber mais 11 mil doses.

Foto: Marcelo Rocha/O Liberal
Drive Thru foi aprovado por idosos que buscaram a vacinação esta semana

Nesses dois dias de campanha, foram vacinadas 20,5 mil pessoas. Essa quantidade equivale a 55% do público alvo da primeira fase, formado por idosos (31,6 mil pessoas) e profissionais da saúde (5,5 mil pessoas).

“Esse ano está sendo atípico quando comparamos com anos anteriores, quando tínhamos uma procura menor que a esperada. Todos os municípios da região têm recebido quantitativo insuficiente. O município de Americana vai retirar outro quantitativo na regional de Campinas para que a gente possa na segunda-feira retomar a campanha”, declarou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel.

A campanha foi adiantada por conta do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é auxiliar no diagnóstico, para que os sintomas das gripes não sejam confundidos com o coronavírus. A vacina protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B.

Foto: Marcelo Rocha/O Liberal
Vacinação teve filas em alguns postos de Americana nesta quinta-feira

As doses também já estão esgotadas nas cidades de Nova Odessa, Hortolândia e Sumaré. Em Santa Bárbara d’Oeste, apenas doses para quem fez agendamento estão disponíveis.

DRIVE

A pensionista Claudete Magali Moreno, de 68 anos, enfrentou uma grande fila de carros no drive thru montado no estacionamento do Supermercado São Vicente e flagrou até pessoas tentando “furar a ordem”.

“Fiquei uma hora e quarenta minutos dento do carro, tem que ficar de cinto, de máscara, a gente se sente mal. Mas fui muito bem atendida, trabalham muito bem. Foi uma boa ideia”, afirmou.

A prefeitura reconheceu que houve demora acima do normal. “Os profissionais precisam orientar o morador, anotar o selo de vacinação na carteirinha e questionar”, explicou a Secretaria de Saúde

Publicidade