28 de março de 2024 Atualizado 12:28

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tá frio!

Americana teve madrugada mais fria do ano nesta quarta

Termômetros chegaram a marcar 7,5°C nesta madrugada na cidade; em Nova Odessa, o Ciiagro registrou 3,6°C

Por Leonardo Oliveira

27 de maio de 2020, às 10h14 • Última atualização em 27 de maio de 2020, às 10h31

A madrugada desta quarta-feira (27) foi a mais fria do ano em Americana. A temperatura mais baixa registrada entre a noite de ontem e a manhã de hoje foi de 7,5°C, segundo dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

Segundo a plataforma, essa foi a segunda madrugada em 2020 em que as temperaturas ficaram abaixo dos 10°C na cidade. A primeira foi a da última terça-feira (26), quando os termômetros marcaram 8,5°C. O momento mais frio entre a noite de ontem e a manhã desta quarta-feira aconteceu das 6h20 às 7h.

Frente fria está atuando na região desde o último domingo – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Desde o início deste ano a temperatura média vinha alternando, mas sempre ficando na casa dos 20°C. Desde o último domingo (24), no entanto, elas têm permanecido entre 14°C e 16°C. Essa também foi a noite mais fria em Americana desde 8 de julho de 2019, quando a temperatura marcada foi de 7°C.

“Tem dias que são mais curtos, a intensidade da radiação solar é menor, portanto as temperaturas tendem a ser mais baixas. Além disso a gente tem passagens de frentes frias mais para o interior do continente, massa de ar de origem polar associada a frente fria chega mais intensa até aqui”, disse ao LIBERAL o meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), Bruno Kabke Bainy.

Região

As demais cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) também tiveram a noite mais fria do ano. Em Nova Odessa os termômetros marcaram 3,6 °C, a menor temperatura registrada na microregião. Devido a um erro no sistema do Ciiagro, a reportagem não conseguiu dados de Sumaré.

Hortolândia: 7,5°C

Nova Odessa: 3,6°C

Santa Bárbara d’Oeste: 6,9°C

Próximos dias

As temperaturas seguirão mais baixas em Americana até pelo menos esta quinta-feira (28), quando devem voltar a subir de forma mais suave, de acordo com o site de meteorologia Climatempo. A chegada de uma frente fria derrubou as temperaturas na região desde o último domingo (24).

No fim de semana as temperaturas devem variar entre 12° C (a mínima) e 24°C (a máxima).

“Essa é uma massa de ar bastante intensa e as temperaturas devem ficar aí abaixo dos 10°C até quinta-feira. A partir de sexta-feira a gente vai perceber que essa massa perde um pouco a intensidade e, ao longo do dia, as temperaturas sobem um pouco mais, isso até o começo de junho, aí a gente deve ter uma nova frente fria”, acrescenta Bruno.

Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.

Publicidade