24 de janeiro de 2021 Atualizado 17:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

CAMPANHA

Americana terá oito pontos de vacinação contra a Covid-19

Plano de vacinação contra Covid-19 foi divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Saúde

Por André Rossi

14 jan 2021 às 07:48 • Última atualização 14 jan 2021 às 09:15

A Prefeitura de Americana divulgou nesta quarta-feira (13) o plano de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). A cidade terá oito locais de imunização para a população idosa de segunda a sexta-feira, dos quais quatro atenderão aos sábados em sistema drive-thru.

O planejamento foi detalhado durante coletiva de imprensa no Auditório Villa Americana, no Paço Municipal. O plano ainda pode ter alterações, a depender, por exemplo, de determinações do governo federal.  

Por ora, Americana segue a programação traçada pelo Governo do Estado. A imunização está prevista para ter início em 25 de janeiro.

Na primeira etapa, que vai até 22 de março, serão vacinados os profissionais de saúde e idosos com 60 anos ou mais. No total, o grupo inclui 35.738 pessoas.

Prefeito Chico Sardelli (PV) durante anúncio do plano – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Os profissionais de saúde serão vacinados diretamente em seus locais de trabalho. Ao todo, são 3.739 trabalhadores, que atuam nos hospitais da cidade (municipal, Unimed, São Lucas e São Francisco), no Pronto-Atendimento Antônio Zanaga e em toda a rede de saúde.

Primeiramente, serão vacinados os profissionais que atuam na linha de frente no atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Neste momento, não serão imunizados trabalhadores de clínicas particulares, consultórios e outros estabelecimentos do gênero.

Já a população idosa será vacinada em seis pontos fixos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. São eles: UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Parquee Gramado, UBS Cillos, UBS do São Vito, UBS da Vila Galo, ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim Brasil e ESF da Praia Azul.

A UBS Cillos é o único ponto de vacinação que terá a opção de drive-thru durante a semana, no mesmo horário.

Já aos sábados, além da UBS Cillos, outros três locais atendem em drive-thru, só que das 8h às 17h: UBS do Parque Gramado, Núcleo de Especialidades do bairro Cordenonsi (antigo hospital infantil André Luiz) e USB do São Domingos.

Há possibilidade dos pontos de vacinação drive-thru serem alterados no futuro, dependendo da “dinâmica da vacinação”.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A vacinação de idosos acamados ou em casas de repouso será feita por equipes volantes. No caso dos acamados, eles serão imunizados por uma equipe da UAD (Unidade de Atendimento Domiciliar).

Já os moradores dos 25 asilos da cidades serão atendidos por equipe da Vigilância Epidemiológica. De acordo com a prefeitura, 70 servidores estarão envolvidos diretamente com a vacinação.

Por enquanto, ainda não há previsão para vacinação de outras camadas da população.

Publicidade