28 de março de 2024 Atualizado 11:59

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Americana terá espaço exclusivo para atendimento à Covid-19

Atendimento será instalado no antigo pronto-socorro do Hospital Municipal e terá 20 leitos; prefeitura anuncia hospital de campanha na UBS Cillos

Por Marina Zanaki

09 de abril de 2020, às 09h00 • Última atualização em 09 de abril de 2020, às 09h42

O pronto atendimento exclusivo de pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus (Covid-19) em Americana passa a funcionar na semana que vem.

Instalado no antigo pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, o espaço vai garantir atendimento isolado a esses pacientes, minimizando o contágio para a população que procura a instituição por outras demandas.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Foto: Amauri de Souza / Prefeitura de Americana
Espaço no antigo pronto-socorro do Hospital Municipal foi adaptado para garantir o isolamento dos pacientes

A Secretaria de Saúde anunciou ainda 50 novos leitos de enfermaria para atendimento de coronavírus. Desses, 20 estão no pronto-socorro exclusivo. Os demais serão instalados no Hospital de Campanha que será montando na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Avenida Cillos.

Secretário de Saúde, Gleberson Miano explicou que o pronto-socorro vai contar com placas direcionando os pacientes com sintomas, e a triagem será feita em uma área externa.

“Conseguimos montar a estrutura nos antecipando, através dos decretos e tudo o que foi feito, para segurar ao máximo a curva de contaminação em Americana, mas as pessoas precisam continuar nos ajudando. Não é para ter uma falsa sensação de segurança, o vírus é perigoso, a complicação pelo vírus mata”, alertou o secretário.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

A instalação do espaço contou com parceria da iniciativa privada. “A gente fica satisfeito com o trabalho que tem sido feito para ter esse local reservado para o atendimento dos pacientes suspeitos de Covid-19. As instalações tiveram uma reforma para ter especificamente esse atendimento e fico muito satisfeito porque estamos cada dia que passa procurando atender melhor nossa população”, declarou o prefeito Omar Najar (MDB) nesta quarta.

Segundo a prefeitura, o Hospital Municipal já conta com outros 26 leitos de atendimento exclusivo e isolado para coronavírus, dos quais 10 são de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Hospital de campanha

A UBS Cillos vai receber um Hospital de Campanha na próxima semana. Ele vai contar com 30 leitos para média e baixa complexidade. A unidade concentrava os atendimentos de saúde da mulher, mas o serviço foi transferido para a UBS da Vila Gallo nesta segunda-feira.

Confira aqui as iniciativas para doação de alimentos e produtos na região e ajude quem mais precisa

Gleberson explicou que o hospital de campanha vai funcionar como uma extensão da enfermaria do HM. “O hospital de campanha não é uma unidade de pronto-atendimento, não é um pronto-socorro, um posto de saúde onde tem médico que vai atender paciente quando ele chega. São leitos clínicos onde não tem necessidade de existir nem recepcionista”, explicou o secretário.

“Você está isolando em um local fora para que esses pacientes confirmados de Covid não fiquem em contato com pacientes que não têm nada. É uma enfermaria isolada”, disse Gleberson.

Publicidade