18 de abril de 2024 Atualizado 21:53

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Americana terá ao menos 524 candidatos a vereador

Número é o maior desde a redemocratização, em 1985; 13 dos 19 vereadores tentarão a reeleição

Por André Rossi

20 de setembro de 2020, às 08h08 • Última atualização em 20 de setembro de 2020, às 08h09

Americana terá ao menos 524 candidatos a vereador nas eleições deste ano. O número ainda pode aumentar, já que os partidos tem até o dia 26 de setembro para apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos.

O levantamento foi feito pelo LIBERAL com base no que foi divulgado após as convenções partidárias, que ocorreram na cidade entre os dias 11 e 16 deste mês.

Os 524 candidatos estão distribuídos entre 25 partidos, dos quais apenas seis não estão coligados com outras siglas: PT, PSOL, PSL, Solidariedade, PSD e PCdoB.

É o maior número de postulantes ao Legislativo desde a redemocratização política, em 1985. Na última eleição, em 2016, eram 375 candidatos, o que representa um aumento de 40% para o pleito deste ano.

A coligação encabeçada pelo PSDB, “Americana Grande De Novo”, é a que mais reúne candidatos: 174. Dos 10 partidos do grupo, só quatro não terão candidatos: PTC, PSC, PRTB e Progressistas.

As outras seis sigas lançam chapa completa, ou seja, com 29 candidatos. A lei eleitoral determina que 30% dos indicados tem de ser mulheres. Portanto, em uma chapa completa, é necessário ter nove candidatas.

O segundo maior grupo é da coligação “Experiência para Americana avançar”, liderada pelo PV e integrada por PL, PSB e Cidadania: 114 candidatos. Apenas o Cidadania não tem chapa completa, com 27 nomes.

Na visão do presidente do PSDB em Americana, Roger Willians, estar em uma coligação grande permite que o vereador seja mais difundido pela cidade. O número elevado de candidatos também é visto como benéfico para a campanha do candidato a prefeito.

“Vamos, obviamente, ter a imagem, nome, o número do candidato a majoritário muito mais difundido na cidade através do tempo de rádio e televisão, através do próprio material dessa grande quantidade de vereadores que temos”, analisou Roger.

Dos partidos que não estão coligados, o PCdoB é o único que não terá candidato a prefeito. Segundo o presidente do diretório municipal em Americana, Ademir Manteiga, a chapa de vereadores conta com 10 nomes, mas existe a expectativa é de que aumente para 20 até o próximo sábado.

“Não vamos lançar ninguém majoritário e continuamos em conversas para eventuais alianças”, explicou Manteiga.

REELEIÇÃO. Dos 19 vereadores da atual Legislatura, 13 vão tentar a reeleição. Os seis que estão de fora são aquele que vão disputar o Executivo como prefeito ou vice.

A vereadora Maria Giovana Fortunato (PDT) é candidata a prefeita com o também vereador Welington Rezende (Patriota) como vice. Já Odir Demarchi (PL) será vice do ex-deputado Chico Sardelli (PV).

Os demais concorrem para prefeito: Alfredo Ondas (MDB), Márcio Jorge Alves, o Kim (Solidariedade), e Rafael Macris (PSDB).

Publicidade