19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Criminalidade em queda

Americana tem primeiro mês sem roubo de veículos desde 2001

Dados sobre crimes envolvendo veículos foram divulgados nesta terça pela SSP e são referentes a abril

Por George Aravanis

27 de maio de 2020, às 08h14 • Última atualização em 27 de maio de 2020, às 15h52

Pela primeira vez desde 2001, Americana passou um mês inteiro sem registrar um só roubo de veículo. O zero inédito na estatística foi observado em abril, segundo dados da SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) divulgados nesta terça-feira.

O número de roubos em geral no mês passado também é o menor já verificado na cidade (23) na série histórica.

Para a PM (Polícia Militar) e especialista em segurança pública, a redução é reflexo da quarentena e de maior policiamento nas ruas, já que, com a pandemia, a polícia deixou de executar algumas funções que a desviavam do patrulhamento.

Capitão Rugero disse que quarentena fez sobrar policiamento – Foto: Arquivo / O Liberal

Em abril do ano passado, Americana teve dez roubos de veículos. A quantidade de todos os tipos de roubos (exceto de veículos) tinha somado 54 casos, 121,7% a mais do que os 23 de abril de 2020.

Em janeiro de 2014, por exemplo, 32 veículos foram roubados em Americana, o maior número para um mês desde julho de 2001 – até aquele mês, os índices eram contabilizados por local de registro da ocorrência, e a partir dali passaram a ser contados pelo local onde o crime de fato aconteceu.

A quantidade de furto de veículos também teve queda. Foram 41 casos em abril, redução de 38,8%. O número geral de furtos despencou para menos da metade (de 173 para 83).

Por causa da quarentena, que tem diminuído a circulação de pessoas, já era esperada pela polícia uma redução na criminalidade. O capitão Antonio Carlos Rugero Filho, comandante da 1ª Companhia da PM no município, diz que, além da menor circulação de pessoas, ajuda a reduzir o crime o fato de a polícia não estar escoltando presos para audiências, por exemplo – por causa da pandemia, essas sessões têm sido feitas pela Internet. Com isso, sobra policiamento nas ruas.

A queda nos crimes contra o patrimônio acompanha a redução verificada em todo Estado. O número de roubos de veículos nos 645 municípios paulistas caiu 45,5% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado (de 4.070 para 2.217). A quantidade de roubos em geral teve redução de 30,7% no mesmo período – de 20.780 casos para 14.468.

O número de homicídios caiu em Americana (de dois para um), mas teve alta de 3,1% no Estado – de 255 para 263 casos, sempre na comparação entre abril de 2019 e de 2020.

Para José Vicente da Silva Filho, especialista em segurança pública, é um fenômeno que tem ocorrido em boa parte do Brasil e que ainda carece de explicação.

“Falei com várias especialistas, está todo mundo quebrando a cabeça, mas não tem nada além da quantidade”, afirmou.

Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.

Publicidade