28 de março de 2024 Atualizado 08:10

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CORONAVÍRUS

Americana tem cerca de 5 mil pessoas que podem antecipar 2ª dose da Pfizer

Prefeitura espera que quantidade tome o imunizante até o final da semana, esgotando as doses

Por Pedro Heiderich

28 de setembro de 2021, às 20h54 • Última atualização em 28 de setembro de 2021, às 20h55

Vacinas são para aplicação da segunda dose – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

Americana ainda tem cerca de cinco mil moradores que podem antecipar a 2ª dose da vacina da Pfizer contra o novo coronavírus (Covid-19). A prefeitura espera que a quantidade tome o imunizante até o final da semana.

O Executivo não revelou quantos já anteciparam a dose final da Pfizer no município, mas informou que a procura tem sido normal.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Na última sexta-feira, o município acatou a recomendação do Estado de São Paulo e reduziu o intervalo das doses da Pfizer de 12 para oito semanas.

“Até o final desta semana há um volume aproximado de 5 mil doses para serem aplicadas que, de acordo com a evolução da campanha, deve se esgotar durante o período”, explica a prefeitura.

A Vigilância Epidemiológica informou que o prazo de uso da segunda dose da Pfizer após o descongelamento é de 30 dias.

“Até a presente data não houve perda por conta disso, pois tem havido procura normal. Existe, sim, o risco de perda em razão do vencimento, mas se houver baixa procura pela segunda dose, o que não tem ocorrido”, diz.

A pasta ainda garante que com a redução do prazo entre as doses da Pfizer “será possível reduzir o prazo para a imunização geral dos moradores”.

Quadro geral
Com quase 330 mil doses aplicadas, Americana tem 91.05% da população maior de 12 anos (os que podem ser vacinados) com ao menos uma dose; e 67,69% que já terminaram a vacinação (tomaram as duas doses ou dose única).

Segundo a prefeitura, faltam aproximadamente 43 mil pessoas completar a dose pendente.

A administração municipal manteve a previsão de agosto, de que finaliza a vacinação de toda a população adulta até o final de novembro, agora incluindo os adolescentes. “Isto desde que o município receba regularmente as doses direcionadas a cada público específico”, ressalta.

Região
Na região, após baixa procura, a Prefeitura de Nova Odessa alertou nesta segunda-feira (28) para o risco de vencimento das doses da Pfizer e ‘convocou’ os cerca de 3,5 mil moradores que podem antecipar a aplicação da segunda etapa do imunizante.

“Era para recebermos 500 pessoas para a segunda dose da Pfizer nesta segunda-feira no ginásio, mas não apareceu quase ninguém. Corremos o risco de não ter vacina depois, pois elas vencem em 30 dias”, explica Paula Mestriner, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Publicidade