25 de abril de 2024 Atualizado 10:56

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Americana tem a menor ocupação de leitos com respiradores desde fevereiro

Secretário de Saúde diz estar em alerta para risco de expansão da variante Delta este mês, e aposta em ampla vacinação

Por Marina Zanaki

02 de setembro de 2021, às 07h55 • Última atualização em 02 de setembro de 2021, às 07h58

Nesta segunda-feira, o hospital da Unimed só tinha dois pacientes internados sem uso de respiradores - Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A tendência de queda nas internações pelo novo coronavírus (Covid-19) em Americana, que vem sendo observada nas últimas semanas e está relacionada ao avanço da vacinação, resultou na menor ocupação de leitos com respiradores desde o dia 15 de fevereiro. Os quatro hospitais da cidade registravam 18 pacientes usando ventiladores mecânicos nesta quarta-feira.

Os pacientes em leitos clínicos, nas enfermarias, somam 11 internados. Com isso, a cidade totaliza 29 pessoas hospitalizadas em leitos Covid-19. Esses pacientes podem ser tanto moradores de Americana quanto de municípios da região.

No pior momento da pandemia, 218 pessoas estavam internadas em leitos Covid. A pressão sobre o sistema de saúde obrigou os hospitais a mobilizarem recursos físicos e humanos para atendimento da doença.

Chegaram a ser contabilizados 212 vagas para Covid, mas a ocupação esteve acima dessa capacidade máxima por vários dias, evidenciando a situação de sobrecarga que foi enfrentada tanto pela rede pública quanto privada.

Secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira disse esta semana que a cidade tem registrado os menores índices de internação desde que ele assumiu o cargo, em janeiro.

“Continuamos com tendência de estabilidade e queda, com os melhores números desde que assumi a gestão, mas estamos em alerta para os próximos meses. A aposta continua sendo a excelente cobertura para que possamos combater a variante Delta”, disse o secretário.

Pesquisadores da plataforma Infotracker Covid, elaborada pela USP e Unesp para acompanhar os números da pandemia, alertaram que o Estado de São Paulo deve viver uma nova explosão de casos em setembro por conta da cepa. O Ministério da Saúde também trabalha com a possibilidade de alta de casos e internações este mês no país.

“Em setembro é que vamos ver se a vacina está conseguindo segurar a variante Delta em São Paulo. No Rio de Janeiro, as internações voltaram a aumentar de forma significativa”, considerou Danilo.

VARIANTE. Médico na linha de frente da pandemia, Arnaldo Gouveia Junior definiu o momento atual como uma trégua, mas disse que também está em alerta para as próximas semanas.

“Não sabemos ainda como vai ser o comportamento da variante indiana aqui. Nos Estados Unidos, a Delta se expandiu de maneira muito rápida, mas eles só tinham o vírus alfa. No Brasil, a circunstância é outra, há muitos meses que a variante dominante é a de Manaus, mais agressiva. Então a gente não sabe quanto a Delta vai expandir e substituir a que está circulando aqui”, ponderou o infectologista.

OCUPAÇÃO DE LEITOS
Hospitais de Americana nesta quinta-feira

HospitalLeitos existentesLeitos ocupados
Hospital Municipal205
São Lucas103
São Francisco102
Unimed188

Publicidade