25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Americana retoma mutirão de castração animal

O mutirão havia sido suspenso desde o início da pandemia, mas foi retomado diante das condições sanitárias favoráveis

Por Redação

16 de setembro de 2021, às 11h51

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana retomou na última terça-feira o mutirão para a castração de cadelas. Os trabalhos da primeira etapa foram finalizados ontem, com um total de 288 cadelas castradas.

Os procedimentos ocorreram na área externa ao CCZ, sendo utilizados dois veículos da empresa terceirizada que oferece o serviço.

Um total de 288 cadelas foram castradas na primeira etapa – Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana

O mutirão havia sido suspenso desde o início da pandemia, mas com as condições sanitárias favoráveis, o município retomou as atividades de forma controlada. O CCZ também realiza a castração dos cães, gatos e gatas, sendo todos por agendamento. A compra do serviço para castrar cadelas em sistema de mutirão foi feita devido à alta demanda existente.

As cadelas castradas atualmente já aguardavam em lista de espera, mas o cadastro segue aberto para o próximo evento, que deve ocorrer em novembro. As castrações são por meio de agendamento, que deve ser feito por telefone, no próprio CCZ.

Para realizar a castração, as cadelas devem ter entre 6 meses e 9 anos e o proprietário precisa ser maior de idade e residir em Americana. No dia da castração é exigido um comprovante de endereço, sendo o procedimento gratuito. Além da castração, os animais são microchipados pelo setor.

“Esta atividade beneficia toda a população. O principal objetivo é o controle da população animal e também evitar doenças”, explicou a médica veterinária e responsável técnica do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição.

O CCZ fica na Avenida Heitor Siqueira, 1520, na Praia Azul. Os telefones são 3467-1187 e 3467-2344.

Publicidade