18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Americana registra melhor taxa de isolamento desde o início do ano

Os índices estão distantes dos alcançados em março do ano passado, quando foi decretada fase vermelha pela primeira vez

Por Marina Zanaki

09 de março de 2021, às 07h41 • Última atualização em 09 de março de 2021, às 09h55

No primeiro final de semana com a vigência da fase vermelha em Americana, os índices de isolamento social foram os melhores desde o início do ano. A cidade teve 43% de isolamento no sábado e 49% no domingo. No final de semana anterior havia ficado em 40% e 46%, respectivamente.

Os índices estão distantes dos alcançados em março do ano passado, quando foi decretada fase vermelha pela primeira vez. Os índices do primeiro final de semana em quarentena foram de 56% no sábado e 59% no domingo.

A cidade teve 43% de isolamento no sábado e 49% no domingo – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Os dados foram levantados junto ao SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado), plataforma com dados de geolocalização fornecidos por empresas de celular.

No início da pandemia, o governo recomendava 70% de isolamento para conseguir conter a pandemia. Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico respondeu ao LIBERAL que não havia um percentual ideal, mas nesta segunda-feira a secretária Patrícia Ellen disse que a meta era retornar aos 50%.

No Estado de São Paulo, a taxa no sábado ficou em 46% e em 51% no domingo. “Precisamos reduzir mais e por isso reforçamos a importância da colaboração da população e das empresas”, disse a secretária.

O governador João Doria (PSDB) afirmou que caso as medidas tomadas não sejam suficientes para impedir o colapso, novas restrições podem ser adotadas a qualquer momento no Estado.

Nova Odessa viu o isolamento social subir de 45% para 46% na comparação entre os dois últimos domingos.

“Sabemos que é importante trabalhar e gerar renda, mas aqueles que podem ficar em casa, saibam que estão ajudando a salvar vidas”, afirmou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD).

Publicidade