Americana promove doação de sangue para cães neste sábado

Para cada doação ao projeto “Cães Salvando Cães”, o animal receberá gratuitamente exames de sangue capazes de identificar doenças


Foto: Prefeitura de Itapevi - Perfil Oficial
Coleta do sangue ocorrerá em uma van da empresa Pets And Life, estacionada na Praça Tiradentes, na Avenida Bandeirantes

Americana recebe neste sábado (25) uma campanha que visa a arrecadação de sangue para cães através de doações. A iniciativa é de uma empresa da capital, mas será trazida ao interior após o pedido de um zootecnista que reside no município.

Para cada doação ao projeto “Cães Salvando Cães”, o animal receberá gratuitamente exames de sangue capazes de identificar doenças como Erliquiose, Dirofilariose (verme do coração), anaplasmose, brucelose e leishmaniose.

A coleta do sangue ocorrerá em uma van da empresa Pets And Life, estacionada na Praça Tiradentes, na Avenida Bandeirantes, 2100, em frente a sede da Gama (Guarda Municipal de Americana) – que apoia o projeto.

O veículo funcionará como um “laboratório portátil”, com duas veterinárias atuando no procedimento. Os donos podem levar seus pets das 9h às 13h. Cada doador deve ser saudável e ter entre um e oito anos.

Com origem na capital, a iniciativa vem a Americana através do zootecnista Julio Cesar Sorrilha, de 60 anos. Ele ficou sabendo do projeto através de um grupo no WhatsApp e procurou as veterinárias responsáveis pela empresa para viabilizar uma edição no município.

“Achei uma campanha bem útil. Se um dia meu animal precisar de uma transfusão, eu não saberia nem onde procurar. Tomei iniciativa, fiz contato com o laboratório e conversei com a veterinária”, relatou.

Todo o material doado será destinado à empresa, com sede no piso boulevard do Continental Shopping.

De acordo com a organização do evento, a coleta não requer anestesia, nem sedação, e dura em média dez minutos. Para que seja recolhida uma bolsa completa, o cão deve pesar no mínimo 28 quilos. Caso o peso do animal seja menor, é retirado uma quantidade proporcional sem causar prejuízo ao doador – será utilizado um aparelho para o monitoramento do sangue.

Os laudos com os resultados serão encaminhados por e-mail em até uma semana. Além disso, após um ano no programa de doação, o cão recebe gratuitamente vacinação V8 e antirrábica, de marca importada.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora